Topázio imperial: a pedra mais rara da família dos topázios

topázio imperial

O topázio mineral é muito abundante no Brasil. O Museu do Rio de Janeiro contém um topázio imperial de 10.000 quilates.

Topázio imperial é uma linda pedra e recebeu esse nome, possivelmente da Ilha de Topázio no Mar Vermelho. Pois lá, essas pedras eram bastante comuns na Idade Média.

Assim, a cor da pedra geralmente não é muito brilhante, principalmente amarelo-laranja. Mas o topázio imperial distingue-se pela sua cor rosa (laranja-rosa).

O Brasil é o maior fornecedor de pedras lindas como o Topázio Imperial.

Por exemplo, na mina Imperial, perto de Ouro Preto. Sendo assim, retira-se cerca de 40 quilos de pedra a cada mês. E processa-se apenas 600 gramas. Mas poucos cristais excedem 4 centímetros.

No entanto, os minerais relacionados têm pouco valor econômico ou valioso como espécimes de cristal.

Mas essa pedra também é encontrada no Zimbábue, Sri Lanka, Rússia, Paquistão, Nigéria, Namíbia, México, Madagascar, Japão, China, EUA, Birmânia, Austrália, Irlanda do Norte, Escócia. Mas em 1964, cem quilos foram encontrados na Ucrânia.

O que é Topázio Imperial?

Do ponto de vista mineralógico, o topázio é um hidrato de fluo silicato de alumínio que é colorido pelos elementos ferro e cromo. Assim, em alguns casos, tratado para produzir uma grande variedade de cores.

Mas o topázio remonta a uma longa história:

Menciona-se o topázio, como uma das “pedras de fogo” (Ezequiel 28, 13-16). Elas foram apresentadas a Moisés na montanha e por instrução de Deus (Êxodo 28, 15-30) foram inseridos na couraça de Arão (sumo sacerdote e irmão de Moisés).

Além disso, no Apocalipse de João (21, 1921), o topázio é uma das doze pedras preciosas que adornam as pedras fundamentais da muralha da Jerusalém celestial (Apocalipse 21:19).

Características do Topázio Imperial

Além disso, conhece-se o topázio imperial como “topázio precioso”. Sendo assim, é o topázio natural mais procurado.

Mas o topázio imperial é transparente a translúcido. Exibe alta clareza com poucas inclusões, então as gemas de topázio podem ser examinadas a olho nu e consideradas “limpas”, o que significa que nenhuma imperfeição pode ser vista. Assim, ele é altamente valorizado por seu brilho.

Corte e forma

topázio imperial

Além disso, o topázio imperial é um material muito versátil. Portanto, pode ser cortado em uma grande variedade de formas, como quadrado, redondo, octógono, pera, oval, coração e até mesmo formas extravagantes.

Assim, a dureza torna-o resistente a arranhões. No entanto, os lapidaristas devem manusear o topázio com cuidado devido à sua clivagem perfeita, o que significa que pode fraturar facilmente.

Tratamento

Além disso, o topázio imperial geralmente não é tratado ou aprimorado. No entanto, o laranja-marrom trata-se termicamente durante um processo conhecido como “rosado”, que produz uma cor rosa púrpura.

Propriedades Gemológicas do Topázio Imperial:

Fórmula química:Al2SiO4 (F, OH) 2 Fluor contendo silicato de alumínio
Estrutura de cristal:Ortorrômbico, prismas com extremidades multifacetadas, sobretudo octogonais em seção transversal
Cor:Sobretudo amarelo, rosa, rosa-laranja, laranja ou vermelho
Dureza:8 na escala de Mohs
Índice de refração:1.609 – 1.643
Densidade:3,49 – 3,57
Decote:Perfeito
Transparência:Sobretudo transparente e translúcido
Dupla refração ou birrefringência:0,008 a 0,016
Brilho:Vítreo
Fluorescência:Sob UV de comprimento de onda longo, rosa e amarelo. Assim, podem mostrar um forte brilho laranja-amarelo; vermelho mostra um brilho amarelo-marrom fraco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here