Conheça os Diferentes Estilos e Tipos de Semijoias

 

As semijoias são acessórios lindos e também sofisticados que compõem os looks. Além disso, elas são peças muito diferentes das bijuterias. Isso porque os diferentes tipos de semijoias possuem uma qualidade maior e um aspecto mais bonito. Os brincos, colares, anéis e pulseiras podem aparecer no mundo da moda de diversas formas. Esses acessórios podem ser joias, semijoias ou bijuterias. A principal diferença entre essas categorias é justamente os tipos de materiais usados e também o método de produção escolhido. Em linhas gerais, as diferenças entre as categorias são:

  • Joias

As joias são acessórios feitos a partir de pedras preciosas como esmeraldas, diamantes, rubis e safiras. Além disso, as gemas são cravadas em metais nobres como platina, ouro e também na prata.

As semijoias são peças que trazem muitas referências das joias. Isso porque as pedras escolhidas para sua produção possuem cores e também aspectos muito semelhantes ao das pedras preciosas. Porém, as semijoias são feitas com pedras sintéticas como as zircônias e os cristais. Além disso, os metais que compõem os tipos de semijoias são as ligas metálicas (metais não nobres).

  • Bijuterias

As bijuterias são feitas a partir de metais não nobres de baixo custo. Além disso, elas são peças que podem apresentar o strass no lugar das pedras. Também, há em alguns casos as bijuterias feitas com pedras sintéticas de plástico. Nesse caso as peças não possuem uma aparência tão fiel às joias. Porém, uma grande vantagem de investir nessas peças é o valor baixo e muito atrativo!

Diferenças na produção

Além dessas diferenças de materiais, há também outros processos que envolvem a produção desses acessórios. Normalmente, às joias são feitas a partir de processos artesanais que concebem peças super exclusivas.

As semijoias por outro lado são feitas em maior escala. Porém, ainda é mantido um cuidado para a cravação das pedras e fusão do metal. Já as bijuterias são feitas em grande escala e possuem um processo mais dinâmico de confecção. Por isso, algumas pedras podem ser coladas.

Tipos de semijoias

Apenas na categoria das semijoias, há uma enorme variedade de tipos de semijoias. Por isso, nesse post, vamos esclarecer quais são esses tipos e o que os fazem diferentes. Confira:

Semijoias sem pedras

As semijoias sem pedras apresentam como destaque o design das peças. Por isso, o maior destaque é a peça em si. Normalmente, esses tipos de semijoias são mais básicas e chamam menos atenção. Ainda assim, são opções super versáteis para compor os looks com discrição e também sofisticação.

tipos de semijoias sem pedra
Versões de semijoias sem pedras

Semijoias fusion

As semijoias fusion são aquelas peças ultra sofisticadas que apresentam as pedras como as grandes protagonistas do look. As pedras fusion são pedras sintéticas muito semelhantes às pedras naturais. Isso porque em sua confecção são usadas pedras naturais e também pedras sintéticas. Dessa forma, a pedra evidência ranhuras que trazem um aspecto natural.

tipos de semijoias semijoias fusion
Semijoias fusion

Semijoias inclusão

Assim como as semijoias fusion, as semijoias com pedras inclusão apresentam um aspecto interessante com ranhuras. Porém, o processo de confecção desse tipo de pedra é um pouco diferente. É injetado ar na pedra e por isso ela fica com um aspecto único.

tipos de semijoias inclusao
Peças com inclusão

Semijoias com medalhas

As semijoias com medalhas são peças mais descoladas que trazem um ar super cool para as composições. Além disso, as medalhas estão super em alta em diferentes formas. Elas podem ser usadas como um pingente único de colar. Assim como, também pode ser usado um colar com diversas medalhinhas pequenas e delicadas.

tipos de semijoias medalhas
Peças com medalhas estão super em alta!

Semijoias básicas

Apesar das peças em semijoias serem peças super sofisticadas, também há versões mais básicas que não chamam tanta atenção. Um ótimo exemplo é o ponto de luz, que é super básico e ao mesmo tempo complementa muito bem o visual. Então, quem ama peças discretas pode apostar sem medo nas semijoias básicas.

tipos de semijoias basicas
Peças básicas para o dia à dia

Semijoias minimalistas

Entre os tipos de semijoias, as minimalistas são peças que transitam entre o básico e o luxuoso. Isso porque elas possuem um design minimalista, portanto muito simples. Por outro lado, elas são peças que chamam atenção.

tipos de semijoias minimalista
Brincos longos, brinco médio e anel minimalistas

Semijoias statement

Ao contrário das peças básicas e das minimalistas, as semijoias statement são peças chamativas que se destacam no look. Os tipos de semijoias statement são compostos por peças com tamanhos grandes que captam muita atenção. Além disso, por muitas vezes as semijoias statement podem ser as protagonistas dos looks.

tipos de semijoias statement
Brinco de festa maxi e maxi argolas