Tipos de Lapidação – Diamante ou Brilhante?

tipos de lapidação
  OUTLET

Uma dúvida frequente das pessoas, é saber a diferença entre um diamante e um brilhante. No entanto, para entendermos melhor, saiba que o DIAMANTE é uma pedra e BRILHANTE é um dos TIPOS DE LAPIDAÇÃO.

A lapidação é uma forma de destacar, ressaltar e dar brilho às pedras preciosas. Por isso, existem diversos tipos de lapidação. Como as pedras preciosas refletem a luz, elas são lapidadas de forma que a luz seja mais bem refletida.

Por que Lapidar uma Pedra?

A beleza da maioria das pedras só é evidenciada após o processo de lapidação. Isso porque, antes da lapidação, no estado bruto, elas podem até passar despercebidas por olhos leigos.

Uma lapidação errada pode fazer com que a pedra fique quebradiça ou sem o devido brilho. Além disso, a pedra pode acabar quebrando durante o processo.

A esmeralda, por exemplo, é uma pedra frágil e não pode ser lapidada em forma de brilhantes, por isso o tipo de lapidação mais utilizado para esta pedra é a lapidação lisa (cabochão) ou a lapidação facetada em formato octogonal, que de tanto ser utilizada na esmeralda ficou conhecida como “lapidação esmeralda”.

Tipos de Lapidação

Quanto maior a gema, melhor a lapidação. Atualmente, no mundo da joalheria, as lapidações mais populares podem ser divididas em duas grandiosas categorias: os cabochons e as facetadas e/ou degraus.

Para diversas pedras e principalmente para os diamantes, a lapidação brilhante, de formato redondo, é a mais popular. Este tipo de lapidação garante que o máximo de luz seja refletido, criando brilho.

Lapidação Lisa:

A lapidação lisa possui duas formas, a cabochon (ou cabochão) e a plana. A lapidação em cabochon, do francês caboche, é um talhe simples usado para exibir as cores e os efeitos óticos das pedras preciosas. A parte inferior é plana ou levemente convexa, e a parte superior é lapidada de forma arredondada.

Lapidação Facetada:

A lapidação facetada, também conhecida como lapidação em facetas, possui três formas diferentes: esmeralda, degraus e brilhante. A lapidação brilhante, como já falamos acima, é a mais popular na joalheria e ela apresenta 57 facetas paralelas.

No entanto, a lapidação esmeralda é uma lapidação em degraus em formato octogonal. A lapidação degrau, como o próprio nome já diz, é formada por vários degraus como mostra a foto das esmeraldas acima.

Ademais, a lapidação em degraus conhecida como lapidação esmeralda, existe ainda a lapidação em tesoura, que é uma lapidação cruzada, onde as facetas ficam subdivididas.

Existem também a lapidação Ceilão, que tem como objetivo lapidar a pedra em diversas facetas para aproveitar melhor a gema bruta. A lapidação mesa é a mais simples do tipo facetada, e a lapidação roseta ou rosa é muito pouco utilizada pois não proporciona muito brilho a pedra.

Há também a lapidação mista, que integra duas variedades na mesma pedra, com uma parte dela lisa e a outra facetada ou em degraus. Ademais, as pedras também são lapidadas em formatos. Para cada um dos tipos de lapidação (degrau, brilhante, cabochon, mista, etc.) existe uma série de formas: triangular, redonda, ovalada, navette, antiga, trapézio, hexagonal, baguette, french-cut, briolette, entre muitas outras.

Os tipos de lapidação, consiste em tornar a beleza da pedra mais evidente, enquanto os tipos de corte referem-se ao formato da pedra em si. É fundamental não confundir os tipos de lapidação com os formatos (cortes). Isto porque duas gemas da mesma origem podem ter formatos e cortes diferentes.

Na WAUFEN você encontra joias e semijoias com pedras similares as preciosas, além de cristais e zirconias com lapidações que deixam qualquer peça mais brilhante e charmosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here