Os significados das pedras e de metais nobres

Nossos leitores sempre muito curiosos vivem nos perguntando quais os significados de algumas pedras e até mesmo dos metais preciosos. Acredite, tudo tem um significado!!

Neste post selecionamos as pedras preciosas que mais se encaixam com o mundo místico e principalmente aquelas que são consideradas verdeiros símbolos de sorte e de proteção!

Madrepérola

Significa feminilidade protetora. A madrepérola é uma das pedras mais delicadas que existem. Como dito no post especial que fizemos sobre as pérolas, tanto as madrepérolas como as pérolas nascem de dentro de um molusco, sendo originadas a partir do nácar.

Existem dois tipos de madrepérola, tanto a branca iridescente que é a mais conhecida, como a cinza ou prateada. Ambas possuem um brilho leitoso.

colar tiffany madre perola
Colar Tiffany & Co edição especial em madre pérola
colar madreperola tiffany
Detalhes do colar da Tiffany & Co em prata e com madre pérola
brincos madre perola boucheron
Brincos de diamantes e madre pérola acinzentada da joalheria famosa Boucheron

Onix

A pedra onix significa tanto beleza como espiritualidade. Com uma cor negra brilhante e profunda, a pedra reflete a luz como um espelho. O onix é oriundo principalmente do Brasil e por isso é tão usado na confecção de jóias e semi jóias.

Brinco preto rodio negro zirconias semijoias
Brinco com pedra imitação onix semi joia fina da Waufen
Brinco grande preto rodio negro semijoia
Brinco grande preto com pedras imitação de onix em rodio negro semi joia Waufen

A origem do onix, segundo uma mitologia romana, ocorreu quando Eros usou a ponta de uma flecha para cortar as unhas de Vênus enquanto ela dormia e como as partes de seu corpo eram imortais, elas transformaram-se em pedra dando origem ao onix.

Os romanos consideravam o onix como uma pedra de proteção, muito forte e poderosa.

Malaquita

Uma pedra natural opaca e com beleza espetacular, significa proteção. As pedras malaquitas evocam a força da natureza com sua tonalidade esverdeada. Alguns povos a identificavam como portadora de fortuna e poder. Segundo alguns místicos, ela canaliza as energias e as dirige para um só objetivo.

Um país que gosta muito da malaquita é a Rússia, pois esta pedra era muito usada para decorar igrejas e palácios. Essa pedra também era usada como talismã para proteger tanto os viajantes como as crianças.

A malaquita é muito usada na alta joalheria devido a sua beleza e cor diferenciada. As listras desta pedra fazem com que as peças produzidas tenham uma aparência única devido às diversas variações de tonalidades de verde que possui.  

Apesar de sua fragilidade é uma gema que proporciona brilho intenso mas também é usada no estado fosco. Todavia, os recursos usados para obtenção de brilho lhe dão mais resistência na superfície.

brincos verdes malaquita talento
Brincos da joalheria Talento com pedras Malaquita
anel malaquita dourado
Anel da joalheria Talento em ouro e pedra Malaquita

Bois damourette

Você já ouviu falar desta pedra super diferente? Ela é nativa da América do Sul e foi considerada por muitos anos sagrada pelos índios. Essa pedra significa sorte rara. Sua cor é avermelhada e possui uma aparência muito semelhante a de uma madeira.

Você conhece a tradição de bater na madeira, para não acontecer nada de ruim? Pois bem, o joalheiro da Van Cleef & Arpels tendo em vista essa tradição, não pensou duas vezes antes de unir algum elemento que remetesse a madeira e que tivesse realmente um símbolo de sorte. Em sua coleção da sorte, a Alhambra, procurou pedras que realmente fizessem sentido a todo esse mundo místico do qual ele acredita e a Bois damourette é uma delas.

colar Bois damourette
Colar em ouro e pedra bois damourette da Van Cleef & Arpels

Turquesa

A pedra turquesa é muito querida no Brasil. Diversas mulheres todos os anos adquirem inúmeros acessórios e semi jóias que possuem esta pedra, pois além de sempre estarem na moda, estão associadas à amizade e generosidade.

A pedra que lembra a cor do mar e o céu, também tem a reputação de ser uma gema sagrada e protetora. As pedras turquesas que vem da America são as que mais tem um azul uniforme, as demais produzidas em outros lugares do mundo já não tem essa perfeição na cor.

[products ids=”6131, 5774, 5432, 5420″]

A turquesa é valorizada há muitos anos atrás, desde o Renascimento. A pedra se chama Turquoise que é derivada do francês e significa pedra da Turquia. Esta pedra também foi muito usada para ornamentos reais no Egito e para ser usada em objetos religiosos e jóias, simbolizando prosperidade aos que usavam.

Diamante

A palavra em si diamante vem do grego adamas e que tem significado de invencível. Os diamantes simbolizam o amor verdadeiro e esta é uma das razões pelas quais os noivos presenteiam suas noivas com anéis solitários de diamantes antes do casamento significando amor eterno e a união de duas pessoas que se amam.

anel noivado chopard
Anel noivado com diamantes em formato de coração da joalheria Chopard
brincos da chopard
Brincos de diamantes em formatos de folha da joalheria Chopard

O diamante é sem dúvidas umas das pedras preciosas mais extraordinárias e que fascinam a humanidade há muitos anos, afinal, qual mulher não adora ganhar um anel de diamantes? Não é a toa que existe a frase “Diamonds are a girl’s best friend” (Os diamantes são os melhores amigos de uma garota).

Calcedônia

A calcedônia é uma das pedras mais delicadas que existem. Significa harmonia e serenidade com seus tons suaves e materiais translúcidos. O nome desta pedra vem do grego Khalkêdon, que refere-se à cidade da Calcedônia.

anel calcedonia mimata
Anel ouro e pedra calcedônia da joalheria Mimata
bracelete de ouro e pedras calcedonias
Bracelete joalheria Ippolita em ouro e pedras calcedonias

O azul da calcedônia está super em alta. As pedras em tons translúcidos e leitosos já fazem parte das novas coleções de jóias e semi joias. Acessórios feitos com essa pedra, segundo crenças do médico Anselme Boece de Boot, tendem a curar a melancolia e a rouquidão, e é uma pedra muito indicada inclusive para advogados e oradores.

Olho de tigre

O olho de tigre é uma pedra que transmite perspicácia. Uma pedra que possui tons marrons amarelados remetem a imagem dos olhos de um felino e por isso seu nome ser assim.

pulseira olho tigre tiffany
Pulseira de olho de tigre da Tiffany

Muitos acreditam que é uma pedra para ser usada também como proteção, inclusive, os soldados romanos ao irem para suas guerras e batalhas as usavam como amuleto. Seu aspecto misterioso estabeleceu a sua reputação, como a pedra que tudo vê.

Ouro rosa

O ouro rosa é uma liga sutil de ouro, cobre e prata. Transmite às peças uma ternura, além de um toque extra de feminilidade. Muito usado nos Estados Unidos e na Europa, o ouro rose ou semi jóias em banho rose costumam ser bastante concorridas, ganhando até mesmo das peças douradas e prateadas.

anel madre perola louis vuitton
Anel em ouro rose e madre pérola da Louis Vuitton

Ouro

O ouro é considerado um dos metais preciosos mais perfeitos. Simboliza a perfeição, iluminação, conhecimento, realeza e imortalidade. Segundo a tradição grega, o ouro evoca o sol e a sua simbologia relacionada à riqueza, à fecundidade, à dominação, e ao calor, ao amor e ao dom.

anel ouro amarelo boucheron
Anel em ouro amarelo e diamantes da joalheria Boucheron

Prata

A prata, outro metal nobre, por sua cor representa também a pureza, a franqueza, a consciência tranquila e a fidelidade. Os egípcios acreditam que os deuses têm ossos feitos de prata, enquanto a sua carne é feita de ouro.

Este metal é tido como representando a Lua, sendo um metal de princípios femininos. Já o outro representa o Sol, evocando princípios masculinos. Ainda comparativamente ao ouro, a prata representa a sabedoria divina, enquanto o ouro, o amor divino para com os homens. Fogo e água são como ouro e prata.

[products ids=”6099, 5976, 5566, 5565″]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here