Semi Joia, Semijoia ou Semi-joia? Descubra como escrever certo

Semi joia ou Semijoia? Como se Escreve?

Nós da Waufen Semijoias Finas resolvemos dar de Professor Pasquale, rs, e te dizer qual a maneira correta de escrever a palavra correta dos acessórios do momento. A constante dúvida que paira sobre o assunto sempre fica entre as opções: Semijoia? Semi-joia? Semi joia? Semi jóia? Tem acento ou não tem acento? Mas afinal qual a forma correta? Fomos pesquisar e buscar informações sobre o tema para explicar para vocês!

A língua portuguesa de fato é uma das línguas mais difíceis de se escrever do mundo! Tão versátil como o jeitinho brasileiro, o português tem inúmeras regras de ortografia que nem sempre utilizamos.

Há quem diga que todas as línguas tem sua complexidade, mas comparando todos os aspectos gramaticais, flexão verbal e nominal, tempos verbais, colocação pronominal, percebemos que o português exibe um nível de dificuldade muito superior ao italiano, espanhol, francês ou inglês. Isso acontece porque nossa língua se apoia no binômio complexidade-irregularidade, ou seja muitas regras e muitíssimas exceções.

Semi-joias com hífen?

Vamos às regrinhas segundo a nova ordem gramatical. O hífen não será mais usado nos seguintes casos:

  • Quando o primeiro elemento termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Ex: extra-escolar será escrito como “extraescolar”;
  • Quando o segundo elemento começar com R ou S. Nesse caso, a primeira letra do segundo elemento deverá ser duplicada. Ex: anti-semita e contra-regra serão escritos como “antissemita” e “contrarregra”;
  • Outra regra para o hífen é a de incluí-lo onde antes não existia, nos casos em que o primeiro elemento finalizar com a mesma vogal que começa o segundo elemento. Ex: microondas e antiinflamatório serão escritos como “micro-ondas” e “anti-inflamatório”.
  • Na nova ortografia, se o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante, não existe hífen. A palavra semijoia encaixa-se nesta regra.

Portanto semi-joias com utilização do hífen está incorreto e não deve ser mais usado.

Semi joias é junto ou separado?

A palavra semi é praticamente um prefixo e que antes da regra ortográfica acabava levando o “-” (hífen) para separá-lo da outra palavra. Como é uma condição ou estado sobre o objeto, o ideal é juntá-la à outra palavra. Portanto, o correto é escrever Semijoia, tudo junto.

Semijoias na nova ortografia

Então, na nova ortografia a maneira correta de escrever é semijoia. Embora semijoias seja um termo recente que surgiu com força nos últimos 5 anos, é uma palavra que obedece a essa nova ordem gramatical, que passou a vigorar de maneira concreta a partir de 2012.

Portanto, quando for se referir à esse tipo de acessório lembre-se que o hífen de palavras que terminam em vogal e iniciam em consoante não existe mais.

joias de prata 925 turmalina banner
brincos pequenos de prata 925 turmalina banner

Joias ou Jóias? Tem acento?

As novas regras da língua portuguesa desapareceram com o acento de nossa joia. Isso mesmo! A palavra joia não possui mais o acento. Inicialmente, o impacto visual pode causar sensação de estranheza: parece que quem escreve certo, na verdade, está escrevendo errado.

A verdade é que desde janeiro de 2009 as novas regras ortográficas entraram em vigor. A Reforma Ortográfica diz que os ditongos abertos “éi” e “ói” de palavras paroxítonas não devem ser mais acentuados. Por isso, joia perde o acento, mas a pronúncia não muda.

colares banhados a ouro de estrela e olho grego com espinélios coloridos acessórios de prata 925 waufen
colar de olho grego colorido e colar de estrela colorida com banho de ouro joias de prata 925 online waufen

O que são semijoias?

A semijoia é um meio termo entre joia e bijuteria. Semijoias são peças produzidas com metais não preciosos ou preciosos, que passam por banho de metal precioso, como ouro 18k, ródio ou prata. Além disso, as pedras são cravadas de forma minuciosa, diferente de bijuterias, onde a maioria das pedras é colada.

Portanto, é considerado um produto mais resistente, com maior qualidade e com uma aparência melhor que a bijuteria. A semijoia passa por processos manuais muito semelhantes aos de uma verdadeira joia: cravação, polimento, acetinação, jateamento, entre outros, que não são comuns na fabricação de bijuterias, por não terem resistência suficiente para suportar tais processos.

Esperamos ter ajudado e se quiserem conhecer um pouco mais de nossas Semijoias não deixe de conferir nossas coleções de Anéis, Brincos, Broches, Piercings, Colares e Pulseiras.

Waufen Joias em Prata 925

De belíssimas gotas a argolas modernas, pequenas ou grandes, cause ainda mais impacto com brincos fascinantes. Os Brincos de Prata 925 são joias que evidenciam seu look e trazem vida ao visual.

Seja um pequeno ponto, como uma simples pedra ou aquele mais trabalhado, essas peças são essenciais e não exigem nenhuma produção para se encaixarem no seu estilo.

Adicione beleza ao seu visual com correntes delicadas, pendentes deslumbrantes ou chokers modernas!

A rica tradição da Waufen em estilo e trabalho artesanal com prata é capturada em nossa coleção de anéis, brincos, colares, piercings, chokers e pulseiras em prata de lei!

Brincos de Prata 925

Os brincos são joias que evidenciam seu look e trazem vida ao visual. De maravilhosas argolinhas modernas, pequenas ou grandes, cause ainda mais impacto com brincos fascinantes.

Os sofisticados modelos tipo gota se inspiram no cotidiano de uma metropole! Brilhantes ear cuffs conferem uma ousadia moderna aos looks. Misture e combine ou use-os em pares para criar looks personalizados que conferem o toque final a qualquer composição.

Os estilos variam de delicados cravejamento à brincos de festa, fascinantes e impressionantes. A extensa coleção de brincos apresenta metais de alta qualidade, pedras zirconias e outros materiais que definem as joias da WAUFEN.

3 COMMENTS

  1. Muito bom o esclarecimento… mas só me faz pensar o seguinte:
    – As pessoas que (re) escrevem o idioma não tem o que fazer, não é?
    Meus avós aprenderam o português de um jeito. Meus pais de outro. Eu, com 30 anos, já aprendi de DUAS formas diferentes. Todo mundo continua falando a mesma coisa. E entendendo a mesma coisa. Só que agora você corre o risco de escrever errado, escrevendo do jeito ‘certo’ que você aprendeu.
    Isso deve ser pra vender livros, sacanear vestibulandos… só pode. Até porque com a internet… português mesmo, acabou!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here