Segredos sobre piercings que ninguém te conta

Mulher com Piercing
 

Esse acessório faz parte do universo de milhares pessoas ao redor do mundo e hoje em dia já não é estranho ver pessoas com piercings em diversos lugares. Vamos apresentar algumas curiosidades e segredos sobre piercings nesse post.

Esse acessório já ganhou diversos significados sociais ao longo da história. A palavra piercing que conhecemos e utilizamos até hoje tem origem na língua inglesa e significa perfuração.

É muito comum hoje em dia ver esse tipo de modificação corporal em pessoas de diversas idades em diferentes partes do mundo.

Piercing Orelha
As celebridades já são super adeptas dos piercings

Claro, que assim como outras mudanças sociais que aconteceram nas civilizações, os significados desse acessório também foi se modificando ao longo da história. Ele já simbolizou riqueza, status, símbolo sexual e até serviu para benefícios na saúde.

Piercing histórias
É muito comum o uso de mais de um piercing

Por isso, vamos apresentar alguns segredos sobre piercings para que você possa entender um pouco mais sobre essa modificação corporal.

E também sua origem e também alguns significados sociais que esse pequeno acessório já teve desde que está presente na sociedade.

Estima-se que o uso de piercing foi notificado pela primeira vez entre sociedades esquimós há 4 mil anos atrás. Confira:

Egípcios

Egípcios orelha furada
Os egípcios eram extremamente vaidosos e os brincos e piercings eram presentes em sua cultura

Em diversas múmias egípcias foram identificadas perfurações na orelha, demonstrando que esses povos já eram adeptos desses furos.

Entre os egípcios homens e mulheres usavam piercings, porém apenas os que tinham um status social elevado.

Afinal, esse adorno simbolizava poder, inclusive o Faraó era o único egípcio que usava piercing no umbigo, representando todo seu poder social.

Romanos

Busto de mulher romana com orelhas perfuradas
Busto de mulher romana com orelhas perfuradas

Entre os romanos era mais comum o uso de piercing na orelha representando status social.

Os imperadores e soldados romanos também eram adeptos dos piercings no mamilo. Essa perfuração na região era um símbolo de virilidade.

Maias

Piercings Maia
Os maias acreditavam no poder espiritual e de cura dos piercings

Os maias fixavam uma pequena pedra de jade no nariz, como se fosse um piercing. Esse adorno tinha o propósito de ajudar as pessoas com problemas respiratórios. Eles também usavam piercings na língua, com um sentido religioso.

Europeus no séc XIX

Europeia sec. 19
Mulheres europeias valorizavam a aparência do busto, por isso tentavam melhorá-los com piercings

Algumas das mulheres europeias do século XIX usavam argolas em seus mamilos. Os adornos eram perfurados e muitas vezes se conectavam um com o outro.

Elas acreditavam que com essa mudança corporal traria resultados positivos, para que seus seios crescessem mais bonitos.

Índia

Indianas piercing
Na Índia o uso de piercing no nariz representa a casta social

Na Índia, geralmente, os piercings mais utilizados são o do nariz e o da orelha. O do nariz representa casta social elevada, quanto maior o tamanho da argola maior o status social da pessoa.

Acredita-se que fazer as perfurações do lado esquerdo ajuda as mulheres a lidar com as dores de cólicas menstruais e do parto.

Hippies e  Punks

Em 1960 os hippies trouxeram sutilmente esse adorno para a sociedade. Dessa vez, como forma contestadora, para se diferenciar dos demais e demonstrar traços de rebeldia, por modificar um padrão de beleza vigente.

Punk anos 70
Os punks recorriam aos piercings para demonstrar a rebeldia do grupo

Após isso, já nos anos 70 os punks trouxeram os piercings com muito mais força, mas com o mesmo propósito. Eles procuravam representar através da modificação corporal o espírito livre e muito rebelde.

Segredos sobre os piercings íntimos

Esses piercings ainda fazem parte de um tabu social, mas esse adorno já está presente até mesmo na vida de algumas celebridades.

Segundo, uma passagem do Kama Sutra, o piercing na genitália masculina proporciona mais prazer ao casal.

piercing-intimo
O piercing íntimo é um dos que tem maior tempo de cicatrização

A cicatrização desses piercings íntimos pode chegar até 12 meses. Isso porque piercings em lugares úmidos tem muito mais chances de infeccionar, devido à rápida proliferação de bactérias nesses ambientes.

Daith Piercing cura enxaqueca?

Daith piercing enxaqueca
Muitas pessoas estão recorrendo ao Daith Piercing para combater enxaquecas

Recentemente, temos vistos muitos relatos na internet sobre pessoas que estão recorrendo ao Daith Piercing para aliviar enxaquecas.

Segundo os adeptos, após fazer a perfuração no ponto, houve um grande alívio das fortes dores que sentiam anteriormente. Porém, ainda não há comprovação científica da eficácia do furo.

Alianças de casamento

Piercing no dedo Aliança
Casais que curtem muito arte corporal trocam alianças por piercings no dedo

Alguns casais têm trocado o uso da convencional aliança pelo uso do piercing no dedo anelar da mão esquerda.

Não tão radical quanto uma tatuagem, mas ainda assim bem permanente, esses piercings tem feito parte do matrimônio de apaixonados por arte corporal.

Conch Piercing nova tendência?

Conch piercing
O Conch piercing promete ser tendência junto aos Daith piercing

Além do Daith piercing, uma outra febre atual dos amantes de body art é o conch piercing. A perfuração é feita em um lugar bem ao centro da orelha e traz um resultado bem fofo! O piercing nessa região tem sido um hit entre celebridades, que muitas vezes trocam a perfuração pelo piercing fake.

Proibidos para menores de idade em SP

Muitas pessoas não sabem, mas em São Paulo, segundo a lei estadual n.º 9.828 é proibido que menores de idade façam perfurações, bem como tatuagens. Mesmo que tenham autorização dos país, os menores não estão autorizados a aderirem essa arte corporal.

Mas nem tudo está perdido, caso não queiram esperar até a maioridade, os jovens podem recorrer aos piercings fake, que ficam tão lindos quanto às perfurações!

Fontes:

Qual é a origem dos piercings?

Guia Segredos do Império Maia Ed.02: Os senhores da mesoamérica

https://governo-sp.jusbrasil.com.br/legislacao/170674/lei-9828-97

http://guiadoscuriosos.uol.com.br/categorias/3754/1/piercing.html

[CURIOSIDADES] A Velha História dos Piercings moderninhos – ou: Diga para seus pais que é tradicional

Confira 51 fotos de piercing na orelha para te inspirar mais ainda!