Prata Turca: conheça suas características e utilidades

Cada canto do mundo tem algo interessante a oferecer quando se trata de joias. Muitas pessoas irão para a popular Turquia, que pode ser considerada a porta para o Oriente. Descubra os detalhes sobre a prata Turca!

Ao visitar a Turquia, cerâmica, tapetes ou decorações interessantes podem deixá-lo tonto. Mas isso não é tudo, as joias são parte integrante do comércio turco.

As prateleiras das lojas estão repletas de belas decorações que não apenas refletem as últimas tendências, mas também exibem designs otomanos clássicos.

Por que a prata turca é importante na joalheria?

prata turca

Inegavelmente, a Turquia é um dos principais produtores de joias do mundo e parte do que define a Turquia como um destino mundial de joias é sua antiga relação com a prata de lei e os joalheiros e ourives artesanais que trabalham com ela.

Esse relacionamento antigo e rico sempre esteve no cerne da cultura no que hoje é a República da Turquia, com muitos governantes do Império Otomano patrocinando membros da guilda e artesãos chamados de Ehl-i Hiref.

Esses artesãos faziam não apenas joias de prata turca, mas talheres, como bandejas de prata, tigelas e caixas decorativas.

Você pode ver talheres e joias de todas as partes da história desta terra até os dias modernos. A coleção de prata turca do Museu do Palácio de Topkapi (localiza-se na cidade de Istambul, na Turquia) é composta por 2.000 objetos de prata em exibição desde o século XVI.

Muitas delas foram herdadas do Tesouro Otomano, mas também foram oferecidos aos sultões.

O que torna a prata turca tão especial?

A maioria das joias de prata é uma liga de 92,5% de prata e outros metais, mais comumente o outro metal é o cobre. No entanto, a prata turca se destaca, pois muitas vezes é uma liga de prata e cádmio.

O cádmio é um metal azul prateado que é um cobre muito mais leve. Você pode até chamar a prata e o cádmio de primos, pois sua composição química é muito semelhante e esses dois metais ficam lado a lado na tabela periódica.

Quando os ourives turcos os combinam, o brilho azul do cádmio turco confere às joias de prata turca um acabamento surpreendentemente moderno.

Com uma combinação de artesanato histórico e uma paixão moderna pela prata, esteja você procurando peças de prata antigas ou designs contemporâneos de prata, você pode encontrar tudo na Turquia.

Outras joias na Turquia

Anéis turquesa

Turquesa – uma bela pedra

A turquesa é um mineral comum na Turquia. Por isso o nome do mineral vem da Turquia, por onde costumava passar a rota comercial da Pérsia para a Europa.

Os vendedores locais são capazes de contar histórias tão confiáveis ​​sobre este mineral que é difícil não considerá-lo um bem nacional. Nas lojas você pode encontrar facilmente pedras incrustadas em ouro ou prata que serão uma lembrança da Turquia por anos.

Ouro na Turquia

Durante séculos, a área da Turquia de hoje foi associada ao ouro. Um exemplo é o lendário Rei Midas, que governava a Frígia – ele teve que se lavar no rio Pactol para se livrar do dom de transformar tudo em ouro.

Contudo, hoje os artesãos aproveitam a popularidade da moda de eras passadas. No entanto, o ouro também faz parte da tradição. Ao se casar, a noiva recebia joias de ouro como dote, também tratadas como seu fiador.

Pulseira de trabzon

Como o nome sugere, essas pulseiras são feitas (ou talvez mais tecidas) em Trabzon, localizada no Mar Negro. Estas são pulseiras de uma beleza extraordinária.

Sua produção começou no século 19 com o influxo de colonos do Cáucaso que tinham a habilidade de tecer telas de aço. Mas com o tempo, essa habilidade se transformou na arte de tecer fios de ouro e prata turca, e esse artesanato é característico desta província.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here