Prata de Lei – Como Limpar e Como Saber Se é Verdadeira

prata de lei

A prata é um metal nobre um pouco mais democrático do que os demais. Isso porque seu custo é mais baixo, especialmente, se comparado à metais como o ouro e a platina. Então, esse metal é conhecido também por alguns termos específicos como prata de lei, prata 925 e também prata fina. Embora a prata seja muito popular, há quem ainda não saiba como limpar e também se a peça é verdadeira ou não. Por isso, vamos dar todas essas dicas!

O que é prata de lei?

Antes de mais nada, vamos esclarecer porque algumas joias de prata são denominadas como peças de prata de lei ou de prata 925. Esses termos são usados para garantir que essas peças são realmente joias de prata. Então, em suas composições há uma porcentagem maior do metal nobre prata e apenas um parte super pequena de ligas de metais não nobres.

Isso acontece porque peças como brincos, colares e anéis não podem ser feitos apenas a partir da prata. Isso porque a prata de lei é um metal nobre muito mole e maleável. Então, caso as peças fossem feitas apenas com o metal, elas seriam moles demais e poderiam se deformar e danificar rapidamente.

Por isso, na hora de criar as joias de prata, além do metal nobre é também acrescentado na composição uma pequena parte de metais não nobres para garantir a dureza da peça. Então, as peças denominadas como prata de lei ou prata 925 são aquelas feitas com uma porcentagem grande de prata.

Um jeito fácil de se lembrar sobre o que é prata de lei ou prata 925 é pensar que o número 925 é justamente a porcentagem de prata presente na joia. Então, uma peça de prata 925 tem 92,5% de prata. Assim como uma peça de prata 950 tem 95% de prata em sua composição.

Como limpar prata de lei?

Há muitas formas de se limpar prata de lei, mas nem todas são adequadas. Afinal, algumas dicas de limpeza das joias de prata de lei envolvem substâncias que podem causar algum tipo de dano para as peças. Por isso, é melhor seguir alguns métodos mais práticos e seguros. Então, veja algumas dicas:

  • Limpar prata de lei com flanela mágica

Uma boa forma de limpar prata de lei é usar a flanela mágica. Esse é um método bem seguro de fazer a limpeza da prata, porque as peças não são colocadas em contato com nenhum tipo de produto. Então, para fazer a limpeza com a flanela mágica basta esfregar o tecido na peça com movimentos repetitivos. A flanela mágica pode ser encontrada facilmente em lojas online

  • Limpar prata de lei com bicarbonato

Outra forma eficiente de se limpar prata é usando um produto simples que quase todo mundo tem em casa: o bicarbonato de sódio. Então, o procedimento de limpeza deve ser feito com auxílio também de papel alumínio. Basta ferver 200 ml de água e enquanto isso forre um recipiente com papel alumínio. Além disso, é bom saber que a parte brilhante deve ficar para cima. Então, coloque no recipiente forrado bicarbonato, vinagre branco e depois a água fervida. Depois acrescente suas peças nessa solução. A última etapa é retirar as peças da solução e secá-las com um pano limpo.

  • Limpar prata de lei com creme dental

Antes de tudo limpe a sujeira grossa das peças de prata de lei com água morna e sabão neutro. Depois disso, aplique o creme dental nas peças com ajuda de um pano limpo. Depois, faça o polimento das peças por cerca de 5 minutos e finalize lavando as peças em água corrente e enxugando.

Como saber se a prata é verdadeira?

Além de dicas de limpeza da prata de lei, outra dúvida bastante frequente é se a peça de prata é verdadeira ou não. E nem sempre é fácil saber essa informação. Por isso, também vamos dar algumas dicas importantes:

  • Verifique se na peça há alguma marcação escrito 925 ou 950. Geralmente, as peças em prata de lei apresentam essa identificação, o que facilita o processo.
  • Outra alternativa, é utilizar um imã para auxiliar nessa descoberta. Isso porque a prata não tem atração com o imã. Mas como nas composições de peças de prata de lei estão presentes outros tipos de metais, pode ser que haja essa atração. Então é importante observar se a atração é sutil ou evidente. Dessa forma, dá para saber se a peça tem mais prata ou outros metais em sua composição.
  • A avaliação profissional também é uma das melhores formas de saber se a peça é verdadeira ou não. Isso porque os profissionais são as pessoas mais qualificadas para realizar testes químicos nas peças.

Leia também: Prata 925 e 950 – Entenda a diferença de uma vez por todas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here