Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Prata 925 e 950 – Entenda a diferença de uma vez por todas

Hoje nós trouxemos a vocês uma dúvida bastante comum dos nossos clientes sobre as semijoias em prata: a diferença entre a prata 925 e 950. Apesar de parecer complicado, é muito fácil entender a diferença entras elas, mas para isso é preciso entender a legislação e sua composição. 

Prata de lei

O primeiro passo para entender essa diferença é saber um pouco mais sobre a Prata de lei, e para isso temos que voltar até o século XV. Nessa época, o rei de Portugal Dom Afonso II criou uma lei que punia severamente quem alterasse o teor da mistura da prata. Segundo essa legislação, a prata deveria ter, no mínimo, 80% de pureza. A partir daí as leis e regulações mudaram um pouco chegando ao que temos hoje no Brasil.

Colar de Prata 925

Colar de Prata 925

Hoje no Brasil, as pratas 925 ou 950 são ambas consideradas pratas de lei, como te explicaremos a seguir. Isso quer dizer que ambas têm qualidade excepcional, alta durabilidade e brilho. Além do banho do metal precioso, as peças costumam receber camadas de um verniz especial que impede a oxidação (que gera as manchinhas) por cerca de 12 meses.

A Prata é tão preciosa quanto o ouro e é usada por homens e mulheres desde a antiguidade

Diferença entre a prata 925 e 950

Entender a diferença entre a prata 925 e 950 é mais simples do que você imagina. A distinção entre elas tem a ver com a quantidade de pureza em sua composição. Mas vale lembrar que ambas são de extrema qualidade e durabilidade, além de serem consideradas “prata de lei”.

  • A Prata 925 possui em sua composição 92,5% de prata pura e 7,5% de outros metais, como o cobre e o latão.
  • Já a Prata 950 é de maior qualidade, já que tem 95% de prata pura e somente 5% de outros elementos.

Tanto a prata 925 e 950 são ideias para a fabricação de joias e semijoias. A única diferença é em relação ao escurecimento. A 950, por ser mais pura, tende a manchar um pouquinho mais que a 925.

Mas saiba que isso é completamente natural. Por ser um metal muito sensível, diversos fatores causam o escurecimento das pratas como por exemplo a poluição, produtos de limpeza domésticos, quantidade de ácido no corpo, entre outros… no entanto Anéis em prata ou Colares em prata 925 vão demorar mais para escurecer.

Alianças de casamento em prata 925

Alianças de casamento em prata 925 podem ser uma ótima opção custo benefício.

Mas isso pode ser rapidamente resolvido com uma mistura de bicarbonato de sódio e água. Basta esquentar um pouco do líquido (não precisa esperar ferver) e reservar. Logo depois, é preciso colocar 1/4 de bicarbonato de sódio em duas colheres de sopa de água e mexer até que forme uma pasta.

Depois, é só aplicar a mistura – com a ajuda de uma esponja – em sua prata e enxaguar com a água morna. Fazendo isso, o brilho de sua peça voltará como um passe de mágica. Agora que você já sabe a diferença entre a prata 925 e 950 (e sabe como cuidar delas) basta escolher o modelo que mais combina com o seu estilo.

Confira nossa Coleção de Semi joias em Prata

Semi joias em prata

No Comments Yet.

What do you think?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *