Como reconhecer pérolas verdadeiras e pérolas falsas

Argolas

Desde a antiguidade as pérolas são usadas para ornamentar as mulheres e assim destacar a beleza delas. Por serem itens valiosos e muito apreciados, é fundamental reconhecer pérolas verdadeiras e pérolas falsas.

Ainda hoje as pérolas são muito apreciadas por serem versáteis, adaptando-se facilmente a qualquer ocasião e combinando com qualquer tipo de roupa.

Devido justamente à praticidade das pérolas, hoje em dia existem muitas falsificações usadas em bijuterias. Mas como reconhecer as pérolas falsas e não ser enganado?

Como são feitas as pérolas verdadeiras?

colar de pérolas
Foto: Pixabay

As pérolas verdadeiras se formam por meio do acúmulo de carbonato de cálcio que ocorre como reação de alguns tipos de moluscos a agressões ambientais.

Esse é um processo muito lento, que pode demorar muitos anos para ocorrer. Por isso a obtenção dessas belas pedrinhas é muito difícil.

Joias de Dente

Então o homem passou a falsificar as pérolas para suprir a demandas maiores e também para inseri-las em peças com menor custo. Esse tipo é fabricado por meio de processos industrial, com o auxílio de máquinas.

Com você deve saber o valor cobrado pelos dois tipos é muito diferente e, por isso é importante saber reconhecer as pérolas falsas para não ser enganado.

A produção das pérolas sintéticas

pérolas
Foto: Freepik

As ditas pérolas sintéticas geralmente são produzidas na China usando materiais comuns como plástico e vidro que são recobertos por uma pintura perolada.

As pérolas falsas são muito importantes no artesanato e na produção de peças simples, mas ninguém quer comprar uma em detrimento da outra.

anel de pérola
Foto: Pixabay

Nos últimos anos com tecnologias mais avançadas os produtores tem melhorado muito a produção das falsificações, o que contribui para dificultar ainda mais a distinção entre elas.

Por isso mais do que nunca é necessário estar atento às peculiaridades de cada tipo e usar alguns conhecimentos básicos para fazer a distinção.

Dicas para reconhecer pérolas falsas

pérolas falsas
Foto: Freepik

Apesar de não ser uma tarefa muito simples fazer o reconhecimento das pérolas falsas, existem algumas dicas importantes de características que diferenciam os dois tipos.

  • Tamanho e simetria: as pérolas falsas são produzidas por máquinas e por isso possuem sempre o mesmo tamanho. Em contrapartida por serem formadas naturalmente as verdadeiras possuem pequenas diferenças e imperfeições;
  • Brilho: as pérolas falsas brilham muito menos em comparação às verdadeiras. Uma ótima forma de analisar isso é expor a peça ao sol;
  • Peso: apesar de serem muito leves, as pérolas verdadeiras são mais pesadas com relação às falsas. Com um pouco de atenção você pode diferenciar entre os dois tipos;
  • Teste da mordida: pessoas experientes possuem prática o suficiente para reconhecer uma pérola falsa ou verdadeira apenas da sensação dela quando entra em contato com o dente.

Diante disso é possível perceber que apesar de não ser tão simples reconhecer uma pérola falsa, ela pode ser identificada com um pouco de observação, sobretudo por pessoas que possuem experiência com isso.

Depois de ler esse artigo você nunca mais será enganado ao comprar as suas joias que possuem pérolas na sua estrutura.

leia também: Saiba como usar pérolas nas suas composições!

Outlet

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here