Quais são as mudanças na moda devido à pandemia?

A pandemia do Coronavírus trouxe-nos uma perspectiva inteiramente diferente e interessante sobre a moda. O que está na moda, em primeiro lugar, é a segurança: com isso, veio o uso de um acessório inesperado, que é a máscara. Em segundo lugar, com a quarentena, vem o conforto.

Ademais, as grandes grifes e os circuitos da moda pararam suas temporadas, sobretudo com a impossibilidade da realização de desfiles presenciais. No mundo fashion, sempre temos uma reação em cadeia: antes de um estilo chegar ao consumidor, lança-se nas passarelas.

Houve, portanto, uma inversão na lógica de mercado da moda: em vez de ir das passarelas ao consumidor, o consumidor é quem construiu e consolidou a moda durante a quarentena. A pandemia, por mais limitante que seja, deu uma autonomia especial às pessoas quanto à moda.

O que a pandemia trouxe para a moda? Quais são as mudanças? O que surgiu de novo? Vamos acompanhar!

Acessórios de segurança na pandemia

Máscaras

Foto: Freepik

Como todos sabemos, transmite-se o Coronavírus principalmente por vias aéreas. Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda fortemente o uso de máscaras; que é obrigatório na maior parte das cidades do Brasil a todos os que saem de casa.

Mas, não é por causa da pandemia que deixaremos de estar elegantes, não é mesmo? Muito por isso, retomando tendências antigas (máscaras já foram usadas nas passarelas como acessórios) entraram totalmente na moda as máscaras estilizadas.

Estampas de todas as cores, com os mais diferentes estilos, compõem o novo visual das máscaras de segurança. Mas recomenda-se que as pessoas tenham diversas máscaras; além disso, deve-se fazer a troca das mesmas pelo menos a cada quatro horas, é possível ousar no visual.

A nova moda das máscaras gerada pela pandemia, aliás, promete durar por algumas estações; uma vez que ainda não existe a vacina contra o novo Coronavírus. Muito por isso, as pessoas têm investido em máscaras para todas as ocasiões, combinando com o outfit do dia.

Acessórios de limpeza

O novo Coronavírus é transmitido, também, através do contato com as mucosas. Por isso, é importante manter-se sempre higienizado, principalmente as mãos, usando álcool em gel. Como estratégia de enfrentamento à pandemia e para comodidade, surgiram diversos acessórios para dispensar higienizadores.

Pulseiras com álcool em gel, por exemplo, passaram a compor o look daqueles mais preocupados com a própria biossegurança. Recipientes estilosos, também, entraram totalmente na moda, como estratégia de prevenção à pandemia.

Moda feita em casa na pandemia

Outro ponto muito interessante, no debate sobre a moda na pandemia, é a moda feita em casa. Do it yourself (faça você mesmo) é o novo lema nos tempos da quarentena.

Por isso, camisetas tie dye, feitas em casa, viraram um super trend. O crochê e a costura manual, aprendida em tutoriais do YouTube, deixaram de ser um passatempo da vovó e voltaram à alta, uma vez que é sempre bom dedicar-se a um passatempo.

A nova moda, com a pandemia, é fazer o próprio artesanato e usá-lo. Personalização do outfit, seja nas roupas, seja nas máscaras, foi o grande diferencial trazido junto com o novo Coronavírus.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here