O que são zircônias? – Saiba tudo sobre a pedra que parece diamante

O que são zirconias
 

Você já se deparou com uma semijoia tão linda que nem acreditou que aquelas pedrarias todas não eram diamantes? Pois bem, nesse caso a beleza toda se origina peça confecção das peças a partir das zircônias. Saiba tudo sobre essa pedra linda que imita o diamante com perfeição!

Muitas vezes ficamos deslumbrados com a beleza das semijoias e nem entendemos como essas peças não são verdadeiras joias. Isso porque além do acabamento perfeito, elas possuem materiais de excelente qualidade. E as zircônias são o exemplo perfeito desses materiais!

Por isso, vamos explicar exatamente o que é essa pedra brilhante e porque ela é uma maravilhosa alternativa ao diamante.

O que são zircônias?

As zircônias  estão presente na natureza cristalizadas no sistema monoclínico, constituindo um mineral. Mas no que diz respeito a joalheria, elas são também conhecidas como dióxido de zircônio.

Essa composição química é responsável por formar o minério que conhecemos como zircônia cubica. Essa gema é feita sinteticamente em laboratório e também é considerada, desde 1976, como a melhor imitação do diamante em questões gemológicas.

Então, por ter muitos aspectos semelhantes aos diamantes essa gema sintética se tornou uma das principais escolhas dos designers de algumas joalherias, mas principalmente de semijoias. A zircônia é o verdadeiro diamante de todas as semijoias, pois suas características são muito similares à pedra preciosa.

Variações da zircônia

Geralmente, a zircônia é incolor, o que a torna mais parecida com o diamante, por conta do efeito de pedra translúcida. Entretanto, é possível criar gemas de diferentes cores. Essa é uma das vantagens das gemas sintéticas, as possibilidades são muitas e a produção é rápida.

Diferenças entre as zircônias e os diamantes

Embora a zircônia tenha muitas vantagens, não podemos deixar de dizer que um diamante é um pedra preciosa e essa é a principal diferença entre um e outro. Isso porque mesmo que possuam a beleza das pedras preciosas, as pedras sintéticas são produzidas em laboratório a partir de elementos químicos e processos físicos.

Por outro lado, diamantes, turmalinas, esmeraldas e outras são pedras encontradas na natureza. E esse processo envolve milhares de pessoas que passam escavando toneladas e mais toneladas de rochas para talvez achar uma pedra preciosa.

Zircônias

  • São feitas em laboratório, portanto um mineral sintético
  • A criação da gema é rápida
  • Pode ser criada seguindo um modelo ou proposta

Diamantes

  • São encontrados na natureza, portanto um mineral natural
  • Pode demorar muito até encontrar a pedra
  • São encontrados in natura com imperfeições e cores amareladas

Além dessas principais diferenças de produção, há outros critérios que devem ser levados em consideração, no que diz respeito às diferenças das pedras:

Dureza

O diamante é conhecido por ser a pedra com maior dureza. Ele possui 10 na escala de dureza Mohs. Por isso, ele é considerado uma pedra super resistente e durável. Na mesma escala, a zircônia possui 8,5 em dureza, sendo considerada uma pedra bem dura também, embora não atinga a marca máxima, como o diamante.

Brilho

A olho nu o brilho da zircônia é bem semelhante ao brilho do diamantes. Embora, o diamante seja conhecido por seu brilho, o que faz com que ele apareça é o tipo de lapidação, que permite maior ou menor refração. E a zirconia pode ser submetida a processos de lapidação semelhantes.

Cor

Como a zircônia é produzida em laboratório ela pode ser super incolor, tendo uma transparência perfeita. Entretanto, por ser feita a partir de processos químicos, ela pode ser colorida também, como as zircônias pretas.

Os diamantes não são submetidos a processos químicos e físicos e estão há anos na natureza. Então, seu aspecto é sempre amarronzado ou amarelado. Porém, após a lapidação aparece a pedra incolor. Em alguns casos, também é possível encontrar na natureza diamantes pretos, amarelos, rosas e azuis, que são super raros.

Lapidação

O processo de lapidação é o que define a beleza da gema como pedra de joias ou semijoias. Então, a partir desse trabalho as gemas ganham forma. Além disso, são essas formas que permitem a entrada da luz, o que garante o brilho da peça.

Zircônias e diamantes possuem uma entrada e refração de luz semelhantes e podem ser lapidadas em processos parecidos também, por que ambos são pedras com alto nível de dureza.

Preço

Talvez o preço seja a diferença mais gritante entre os dois tipos de gemas. Enquanto, o diamante custa milhares de dólares por quilate, dependendo de critérios de classificação, a zircônia custa apenas dezenas de dólares. E por isso, a gema sintética é muito mais acessível.

Semijoias com zircônia Waufen

As semijoias da Waufen possuem zircônias com qualidade excelente, comprovada através dos detalhados processos de lapidação e cravação da pedra. Além disso, as semijoias com zirconias da Waufen possuem um brilho intenso, que cativa os olhares.

A semijoia fica muito mais nobre com zirconias de qualidade e também com os banhos, que fazem toda diferença. Por isso, você pode confiar na qualidade das zirconias da Waufen! Temos lindas opções de brincos de zircônia, colares de zirconia, anéis de zirconia e pulseiras de zircônia incolores, pretas e coloridas.

Leia também: Diamante quebra ou não? Saiba tudo sobre a pedra preciosa