Happy St. Patrick’s Day: 5 Curiosidades da Festa Irlandesa

DIA DE ST PATRICK
  OUTLET

O St. Patrick’s Day é uma grande e tradicional festa irlandesa que é comemorada não só na Irlanda, mas também ao redor do mundo. Celebrada com muita música, bebidas, comidas e desfiles, essa festa tem um grande cunho histórico, então por isso, vamos conferir 5 curiosidades desse evento.

O dia de São Patrício se espalhou pelos descendentes de irlandeses ao redor do mundo. O motivo foi a “diáspora Irlandesa” de 1840 com a grande fome que castigou a população ao longo do século.

Com essa grande emigração, 80 milhões de pessoas fora da Irlanda se dizem ter alguma ascendência irlandesa fazendo com que essa cultura rica e forte fosse facilmente espalhada pelo mundo a fora.

Foto: Reprodução/CodeCarvings Piczard FREE Community

1- Porque St. Patrick’s Day é um Feriado Famoso?

Comemorado no dia 17 de março, como um feriado nacional na Ilha Esmeralda, o St. Patrick’s Day atrai anualmente milhares de turistas dispostos a entrar no espírito verde do evento. Você sabia que sempre que a data cai em um domingo, o feriado é transferido para a segunda-feira? Maravilhoso né?

Foto: Reprodução/Pinterest

Esse feriado é celebrado na data da morte do Santo Patrício, que aconteceu no ano 461. Ele foi enterrado na cidade de Downpatrick e no local de seu sepultamento foi construído o Saint Patrick Centre, um moderno centro de exposição dedicado à vida do santo padroeiro irlandês.

2- Quem foi São Patrício na Irlanda?

O padroeiro da Irlanda era na verdade um inglês de família rica. Conta a história que ele foi raptado por piratas e vendido como escravo na Irlanda. Contudo, após anos de cativeiro, conseguiu fugir e voltar para seu país onde se tornou bispo da igreja católica.

Foto: Reprodução/Pinterest

No ano de 432, São Patrício retornou a Irlanda após receber um chamado divino que o pedia para evangelizar a ilha Irlandesa e converter os celtas pagãos ao catolicismo, e assim ele o fez. O que nos leva ao próximo tópico…

3- Porque o Trevo é um Símbolo Irlandês

O trevo de 3 folhas é uma plantinha muito comum nos campos do país, é só você encontrar um espaço verde na grama que provavelmente você vai encontra-las forrando o chão. Ademais, para os nativos, o trevo de 3 folhas é considerado um símbolo de sorte.

Foto: Reprodução/Pinterest

Muito inteligente, São Patrício se valeu da popularidade do trevo e usou esse elemento na evangelização. O padroeiro explicava a doutrina da Santíssima Trindade comparando as 3 folhas do trevo como sendo o Deus que, sendo um, é Pai, Filho e Espírito Santo.

Coleção de Joias de trevo da sorte Waufen – Clique na imagem acima para ver mais no site

4- Desfile do Saint Patrick

No dia do feriado, o evento conta com diversos desfiles teatrais, coloridos e cheios de espetáculos e bandas internacionais. Muitas pessoas saem as ruas de verde, com fantasias de duendes e com muita alegria para homenagear o santo padroeiro do país.

Foto: Reprodução/Pinterest

Os festivais contam com muita música tradicional e secular, muita cerveja, visitas aos espaços famosos na Irlanda, visitas a museus e a biblioteca nacional, muita dança, e claro, muita cerveja também.

Foto: Reprodução/Pinterest

A Irlanda é a percursora dessa festa, porém, nos Estados Unidos é onde acontece o maior desfile de todos do St. Patricks day. Isso porque, a emigração dos irlandeses para o país norte americano foi, e continua sendo muito grande, fazendo com que os nativos que vivem lá, promovam essa festa linda como forma de matar a saudade do seu país de origem.

Foto: Reprodução/Pinterest

5- Bebida Liberada

Os Irlandeses são mundialmente conhecidos por seu gosto pela bebida, mas o consumo de álcool nas ruas do país é proibido e a infração é punida com multa de 100 euros. No entanto, somente no dia de St. Patrick essa proibição é suspensa.

A cerveja é uma paixão nacional desse país, que está no ranking dos 10 países que mais consomem essa bebida. Por isso, a marca de cerveja escura Guiness é, extraoficialmente, a bebida do Dia de Saint Patrick fazendo com que o consumo dessa cerveja aumente de 5,5 milhões para 13 milhões de litros no dia da festa.

E aí? Gostou de conhecer todas essas curiosidades sobre uma celebração tão famosa e alegre quanto o St. Patrick’s Day? Então, deixe seu like e/ou seu comentário. Happy St. Patricks Day!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here