Hamsa em joias traz sorte e é amuleto contra mau olhado

Hamsa
A diva pop Madonna usando sua Hamsa protetora
 

Hamsa significa cinco, número que faz referência aos dedos das mãos que compõe o símbolo. Desde a antiguidade, diversas civilizações aderiram ao formato da mão como um amuleto de proteção contra mau olhado. Além disso, o símbolo é conhecido por atrair boa sorte para quem o usa. Por isso, as joias com a mão foram altamente incorporadas na moda do mundo todo.

Algumas das culturas em que o símbolo se destacou foram: judaica, egípcia e, principalmente, islâmica. Isso porque a Hamsa é um poderoso símbolo de sorte há milhares de anos. Acredita-se que o amuleto pode atrair energias positivas, espantar o mau-olhado e manter os maus espíritos bem longe.

“A Hamsa afasta energias negativas e bloqueia o mau olhado. Além disso, traz sorte, fortuna e felicidade.”

Por conta do significado especial, a Hamsa – também conhecido como Mão de Fátima — popularizou-se no Ocidente e tornou-se um dos símbolo incorporados na moda. Então, hoje, é possível ver joias, acessórios e diversas roupas com o amuleto estampado.

Hamsa Moda
Hoje em dia é possível encontrar o símbolo em muitas propostas de looks

Como usar semi joias de Hamsa

O símbolo é muito versátil e pode ser usado em qualquer ocasião! Na Waufen temos uma grande variedade de tipos de Hamsa para atender diferentes gostos e ocasiões. Então, é possível compor muitos looks diferentes com essa peça.

Se você for a uma festa ou evento sofisticado, escolha versões do símbolo mais luxuosas. As semijoias cravadas com zircônias são ótimas opções! Já se a ocasião for mais informal, você pode optar por peças discretas e sem muito brilho ou até mesmo as coloridas, se o momento permitir. Veja alguns modelos de joias:

Hamsa colar coração Hamsa colar delicadoHamsa colar modernoHamsa olho gregoHamsa pulseiraHamsa pulseira colorida

Sincretismo religioso

A Hamsa simboliza uma mão com o dedo polegar e mindinho idênticos. Entretanto, algumas versões das joias de Hamsa trazem também o olho grego, peixes, pombos e até mesmo estrelas de Davi. Isso acontece por conta da presença desse símbolo em diversas religiões.

Então, por reunir mais de um símbolo da sorte em uma peça só, a Hamsa é a joia ideal para quem busca proteção e sorte. Além de ser fortemente presente na cultura islâmica e judaica, o amuleto também faz parte do budismo e é conhecido pelo cristianismo.

Por que Mão de Fátima?

A mão também é conhecida como mão de Fátima por conta dos fundamentos religiosos do islamismo. Embora não seja permitido o uso de amuletos de acordo com o alcorão, os islâmicos tem muito apreço pelo símbolo. E dentro da crença do Islã Fátima era considera a filha favorita do profeta Maomé. Por isso, o amuleto acabou levando seu nome.

Hamsa no judaísmo

Já no Judaísmo a Hamsa tem conexão com os cinco livros que compõem a torá. No judaísmo o símbolo também tem uma variação no nome. O símbolo pode ser conhecido como Mão de Miriam. Ela foi irmã de Moisés e por isso o amuleto leva seu nome.

Símbolo no Budismo

No budismo o hamsa é conhecido como Abhaya Mudra. Que faz referência ao posicionamento da mão ereto com os dedos para cima. Essa posição representa uma conexão com o mundo espiritual.

Cristão também usa?

No cristianismo, o Hamsa seguiu o padrão do judaísmo se baseando no antigo testamento da bíblia. Entretanto, as joias de Hamsa não são incorporadas a religião.

Hamsa pra cima ou pra baixo?

Embora seja mais comum encontramos a representação do símbolo com a mão para cima, também há versões do objeto de cabeça para baixo. Mesmo não tendo uma resposta definitiva para o jeito certo de usar a joia há alguns estudos. Há teorias que dizem que usar a Hamsa para cima remete à uma conexão espiritual. Já usar para baixo remete ao contato com o plano físico e material.

Celebridades com Hamsa
O símbolo também foi incorporado como acessório fashion por muitas celebridades

Entretanto, alguns outros estudos indicam que a posição da mão pode representar a força masculina, quando aponta para cima. E quando aponta para baixo representa a força feminina.

Então, antes de incorporar a semijoia com significado em seu look, vale super a pena conhecer seu significado e compreender sua força! Na Waufen temos lindas peças em joia e semijoia de Hamsa que vão trazer muita beleza ao look e também muita proteção!

Leia também: Joias e Semijoias com olho grego: a tendência que atrai sorte