Escapulário: pode ser comprado? Descubra os mitos x verdades!

Cauã Reymond usando escapulário.
Escapulário masculino.

Algumas joias não devem ser compradas, mas ganhadas como presente. Será que o escapulário é uma destas peças? Abaixo você vai ler sobre a história do cordão e descobrir alguns mitos e verdades sobre ele.

História do escapulário

O escapulário era uma peça da vestimenta dos monges carmelitas, sendo colocado em cima das escápulas (osso que compõe o ombro). Dessa forma, era usado como um avental para não sujar sua túnica, para protegê-los enquanto trabalhavam.  Assim, surgiu seu nome e significado.

Com o passar dos anos, o escapulário diminuiu de tamanho e passou a ser dado aos fiéis. Porém, ele era um pouco diferente dos que mais vemos hoje, ele não tinha tantos modelos, era mais simples. Era um cordão de linha marrom que em cada ponta tinha um quadradinho. Um dos quadrados tinha a imagem do Coração de Jesus e o outro a imagem de Nossa Senhora do Carmo.

Dessa forma, o escapulário é uma vestimenta usada para proteção.

#Escapulário: mitos x verdades

O escapulário precisa ser ganhado.

Verdade. Tradicionalmente, essa é a regra. Mas nada impede que você se dê esse presente, pois o que importa mesmo é sua fé, o que você acredita.

O escapulário moderno é só um acessório de moda.

Mito. Se você acredita no poder de proteção do escapulário e o usa com fé, por mais que ele seja diferente daquele de linha marrom ou fita, usado comumente no passado, ele não vai ser só um acessório.

O escapulário precisa ser benzido.

Verdade, isso se você quiser usar a peça como objeto de proteção. Caso vá usar só como “acessório de moda” não precisa benzê-lo.

O escapulário garante a salvação.

Mito. Ele não é um amuleto e sim um objeto que irá proteger quem o veste, segundo a fé cristã. Assim, serão suas ações que poderão ou não garantir sua salvação.

Leia também:
COMO SABER SE SUA JOIA DE OURO É REAL COM 5 ÓTIMAS DICAS
TESTAR PRATA – 9 FORMAS PARA SABER SE SUA PEÇA É REAL

#Modelos de escapulário

Escapulário de fita

Um dos primeiros modelos de escapulário menor, quando começou a ser dado aos fiéis. Posteriormente, começaram a surgir as versões citadas nos próximos exemplos.

Escapulário feito com fita.
Feito com fita. Foto: Mercado Livre.

Tradicional

É aquele que o cordão é feito de linha marrom e os quadradrinhos com as imagens do Coração de Jesus e de Nossa Senhora do Carmo são arredondados e parecem que foram feitos com madeira.  Os quadradinhos feitos de plástico também são comuns.

Se sua família é católica, muito provavelmente você ganhou um desse quando era criança/adolescente, eu me lembro de ter ganhado um da minha avó.

Escapulário de linha.
Modelo feito de linha. Foto: Mercado Livre.

Escapulário de prata

Pode ser todo em prata ou com as imagens coloridas. Atualmente, existem vários modelos, por isso antes de comprar o seu, dê uma boa pesquisada para achar a peça que mais combina com seu estilo.

Escapulário de prata com imagens coloridas.
Modelo feito de prata. Foto: Mercado Livre.

Escapulário de ouro

Assim como o escapulário de prata, pode ser todo em ouro ou ter detalhes diferentes, como esse da foto, que possui pérolas no cordão.

Peça de ouro com pérolas.
Peça de ouro da Vivara. Foto: Vivara.

#Cuidados com a peça

-Se o seu escapulário for de prata ou ouro, é aconselhável não entrar com ele no mar ou na piscina. O sal presente na água pode danificar a peça.

– O suor também pode danificar os escapulários feitos de semi jóias, sendo assim é recomendado não praticar esportes usando-os.

– Retire a joia quando for passar perfume ou produtos de beleza.

-Quando não estiver usando, guarde a peça em um local seco.

As peças em ouro e prata são sensíveis ao calor, à umidade e a produtos químicos. Dessa forma, o contato pode ocasionar a oxidação da peça, ou seja, o escurecimento da mesma.

Qual modelo de escapulário você gostaria de ganhar? Se você ainda não tem o seu, compartilha esse post com alguém, às vezes a pessoa entende a indireta e te dá um de presente!

Você sabia que temos um Instagram e sempre postamos dicas e fotos de brincos, colares, anéis, pulseiras lá? Segue nosso perfil para não perder as novidades!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here