Batom – Tudo Sobre A Make Favorita das Mulheres!

Batom
 

O batom é um produto indispensável para a maioria das mulheres. Algumas pessoas não conseguem simplesmente sair de casa sem uma cor vibrante nos lábios. Outras complementam a make em geral com cores discretas. Também têm aquelas que apenas o hidratante ou a manteiga de cacau já são suficiente. De qualquer forma, a make é uma das mais queridas das mulheres. Por isso, nesse post vamos contar tudo sobre o batom!

Essa make tem a capacidade de transformar completamente um look. Isso porque há muitos anos, colorir os lábios é um sinal de feminilidade. Além de ser um ótimo truque de styling. Por isso, vamos dedicar esse post à esse item indispensável!

Quando colorir os lábios se tornou moda?

Provavelmente, você já se perguntou quando é que se criou o hábito de colorir os lábios. Então, assim como muitas outras tendências do mundo da moda, a conotação inicial de se usar a make, estava associada a vaidade humana e ao desejo de se adornar.

Então, acredita-se que o hábito de colorir os lábios se iniciou entre as mulheres egípcias. Mil anos antes da era de Júlio César, viveu Nefertiti, esposa do Faraó Akhenaton. Em seu busto, exposto no Museu de Berlim, já dá para notar seus lábios coloridos.

Por isso, podemos ver que o ato de colorir os lábios começou ainda na época da civilização grego-romana e ganhou maior notoriedade na civilização egípcia. Nessa época, usava-se recursos naturais como plantas com corantes e ceras para colorir os lábios.

Quando inventaram o batom?

O batom no formato que conhecemos foi inventado após um bom tempo em que colorir os lábios já era moda! No começo do século XX, o francês Rhocopis criou o baton serviteu.

Ele era composto por talco, amêndoas, bergamota, limão e de cor avermelhada. Essa massa embrulhada em papel de seda ganhou muita popularidade entre atrizes e mulheres ligadas ao entretenimento, de forma geral.

Então, apenas em 1915, a maquiagem de boca foi modernizada e ganhou esse formato conhecido dentro de um tubo metálico. Além disso, o lançamento dessa versão moderna, foi um grande sucesso nos EUA.

Do que é feito o batom?

Hoje em dia, os batons são feitos basicamente a partir de dois ingredientes: cera e pigmento. As quantidades variam dependendo do estilo do batom, mas esses são basicamente os componentes do batom.

Que dia é comemorado o Dia do batom?

O dia do batom é comemorado em 29 de julho. Inclusive, um ponto super interessante da data é que diversas marcas fazem ações especiais, como a entrega de batons, ou promoções como compre um e leve dois, etc.

Quais são os tipos de batom?

Antigamente, o batom era feito com corantes naturais e também com ceras naturais. Por isso, ele sempre deixava um estilo parecido entre as pessoas que o usava. Hoje em dia, existem dezenas de tipos de batons e cada um deles reúne suas vantagens e desvantagens. Então, confira todas as variações de batons:

Batom tradicional

A versão tradicional apresenta uma textura cremosa, cores intensas e uma cobertura total. Além disso, o aspecto após a aplicação pode variar entre cintilante, cremoso ou acetinado.

Batom em pó

O batom em pó apresenta em sua fórmula pigmentos da cor escolhida, que proporciona um acabamento totalmente matte. O batom em pó é bastante levinho. Por isso, é possível ter um aspecto lindo, apenas com uma camada fina aplicada com auxílio de uma espoja. No Brasil, o batom em pó se popularizou através da marca Avon.

Batom em gel

O batom em gel é perfeito para quem busca colorir e hidratar os lábios. Isso porque esse é um dos tipos mais hidratantes disponíveis no mercado. Além disso, essa versão apresenta a textura do gel e seu acabamento é bem cremoso.

Batom lápis

A versão em lápis da maquiagem tem como principal vantagem sua facilidade de aplicação. Então esse é um jeito prático e fácil de aplicar o produto. Além disso, os batons em lápis apresentam uma ótima durabilidade.

Principais marcas de batom

Há grandes marcas grifadas de maquiagem como Chanel, Dior, Givenchy e Lancôme que são excelentes e podem ser encontradas facilmente em e-commerces como a loja Sephora. Porém, essas marcas podem ter preços um pouco elevados quando comparados à outras marcas. Por isso, fizemos uma seleção de algumas labels de cosméticos que têm ótimo custo benefício, confira:

Batom Boticário

O Boticário tem algumas linhas de batom. Entre elas a que mais se destaca é a intense, que traz batons em diferentes tipos e cores e com duração de até 6h.

Batom MAC

A marca MAC se tornou um ícone no mundo dos cosméticos, justamente, pela ótima qualidade de seus batons. Então, os batons da marca são altamente pigmentados. Além disso, eles apresentam variações como efeito matte, cintilante e metálico.

Batom Eudora

A Eudora também é uma marca que tem batons que fazem muito sucesso. Inclusive, seu grande destaque é o Duo Lip Tint. O produto é um dois em um que promete alta fixação, chegando a até 12 horas. Então, em uma ponta está a parte que da cor e na outra ponta tem o complementar gloss fixador.

Batom Quem Disse Berenice?

O principal destaque da Quem Disse Berenice no quesito batons, é uma versão que promete aumentar o volume dos lábios, a partir do uso contínuo. Então, segundo a marca o batom preenche os vincos dos lábios. Além disso, ele traz em sua composição o ácido hialurônico, que traz firmeza e volume. Também, aumenta a produção de colágeno e elastina, o que faz os lábios aumentarem.

Batom Mary Kay

A Mary Kay tem diversos tipos de batons, porém um destaque é a versão Gel Semi Matte. O produto promete a fácil aplicação e o maior conforto que vem a partir do gel. Além disso, ele apresenta um efeito semi matte, portanto, semi fosco.

Batom Avon

A Avon apresentou ao mundo em grande estilo seu batom Power Stay. A garota propaganda da campanha foi ninguém mais, ninguém menos que a jogadora de futebol Marta. Durante os jogos da Copa do Mundo, ela usou o batom que não saiu de forma alguma. A marca promete uma duração de 16 horas, sem necessidade de retocar. Além disso, o produto também tem um efeito matte.

Duo Ruby Rose

A Ruby Rose é uma marca bem mais acessível, porém também apresenta uma ótima qualidade. Inclusive, muitas blogueiras já testaram e aprovaram seus produtos. Então, a empresa também tem o batom duo, que traz a versão bala e a versão líquida, ambas altamente pigmentadas e com secagem rápida.

O que é batom com efeito Matte?

O batom com efeito Matte é aquele com acabamento fosco. Ele não tem brilho algum, por isso, eles trazem um ar mais moderno e fashion ao look. Então, a boca fica com um aspecto bastante opaco que é super interessante. Além disso, esse tipo do produto deixa a boca bastante seca e por isso é super confortável.

Principais cores

Hoje em dia, existe praticamente todas as cores imagináveis de batom. Por isso, existem paletas que englobam os verdes, os azuis e até mesmo o preto. Porém, as cores mais clássicas são os tons de rosa, vermelho, laranja, vinho e nude.