Como Limpar Prata – da banana e bicarbonato ao creme dental

  OUTLET

As peças de prata nos chamam atenção principalmente por seu brilho intenso, porém em algum momento elas vão perder esse brilho e nesse momento será necessário enviar para limpeza profissional ou usar uma das diversas soluções caseiras para limpar prata, que funcionam super bem!

E se gostamos de brincospulseiras, colares e anéis de prata sabemos que fazer a limpeza é extremamente necessária. Com o passar do tempo e com o uso contínuo, o brilho da prata acaba se perdendo e ela fica com um aspecto cheio de manchinhas tirando a beleza de suas peças.

O contato com alguns alimentos e produtos químicos  também contribuem para o escurecimento da prata, como já mencionamos no post Como limpar joias de prata fina da melhor maneiras.

O lado bom é que embora a prata escureça tem maneiras fáceis e econômicas de recuperar a bela aparência de suas peças. Vamos apresentar algumas dicas para limpar prata, que vão desde o conhecido bicarbonato de sódio até a surpreendente casca de banana! Você pode fazer tudo em casa, com itens super em conta e gastando pouco tempo e tendo resultados incríveis, Confira!

Creme Dental para limpar prata

O creme dental é mencionado com bastante frequência como produto associado a limpeza da prata. Isso porque as propriedades detergentes de sua composição possibilitam a remoção do acúmulo de sujeira e gorduras que poluem a prata. O creme dental associado ao bicarbonato de sódio trazem uma eficácia ainda maior para limpar prata.

Misture um pouco de creme dental ao bicarbonato e passe a mistura por toda superfície de sua joia. Deixe em descanso por 15 minutos. Após isso retire a composição com um tecido macio para não danificar a peça. E pronto, sua prata estará brilhando novamente! 

  • Ponto positivo: a composição “detergente” do produto garante uma limpeza completa
  • Ponto negativo: você precisará esfregar as peças para remover toda aplicação do produto

Papel Alumínio agiliza o processo de limpeza

Essa dica é bem prática também e o trabalho é praticamente feito pela reação dos itens para limpeza, quase não requer esforço ou tempo de quem vai se dedicar a limpeza da peça. Siga o passo à passo e veja sua prata brilhar novamente rapidinho:

Papel Alumínio

Forre o fundo de um recipiente com papel alumínio e acrescente uma solução de água morna e sal. Coloque o anel ou aliança nesse recipiente e deixe em descanso por cerca de 10 minutos. Em seguida retire o anel e limpe ele com um tecido macio, para recuperar todo brilho da peça.

  • Ponto positivo: o processo de limpeza é super rápido
  • Ponto negativo: forrar o recipiente com papel alumínio não é muito prático

Sal e Água

Essa opção para limpar prata é super simples e é feita com dois itens encontrados em todas as casas: sal e água. Você será surpreendido com a capacidade de recuperar o brilho de seu anel de prata com esses dois itens básicos. 

sal

Ferva uma pequena quantidade de água e acrescente sal. Coloque seu anel de prata e deixe de molho por um período de aproximadamente 12 horas. Retire a prata e faça o polimento delicadamente com tecido macio, para evitar riscos ou outros danos. Após esse passo, sua prata já estará brilhando novamente.

  • Ponto positivo: custo e esforço reduzido
  • Ponto negativo: o processo de limpeza é mais demorado, exige 12 horas de molho

Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio é um maravilhoso aliado, ele ajuda na limpeza de praticamente todas as coisas, principalmente para limpar prata. Mas tenha cuidado, por ser abrasivo, ele pode danificar alguns produtos caso não seja utilizado da maneira correta. Para a limpeza da prata ele pode ser associado à outros produtos como o creme dental,  o papel alumínio ou até mesmo o vinagre branco. Mas seu uso individualmente também é muito eficaz.

Bicarbonato de Sódio

Misture um pouco de bicarbonato a uma quantia de água correspondente a quantidade de objetos que passarão pelo processo da limpeza. Com o auxílio de uma esponja, esfregue toda superfície da peça de prata e após isso remova o produto com água.

  • Ponto positivo: o bicarbonato de sódio é muito eficiente para limpeza da prata
  • Ponto negativo: por ser um abrasivo, é necessário ter bastante atenção para não deixar o produto em contato com a peça por tempo demais, ou seja, ruim para peças grandes ou com muitos detalhes.

Casca de Banana

Talvez esse seja o item mais surpreendente dessa lista. Nunca esperamos que com a casca de uma fruta é possível limpar algo, muito menos limpar seu brinco de prata 925, por exemplo. Mas é verdade! Além de ser uma fruta maravilhosa para o organismo, a casca da banana libera substâncias que auxiliam na limpeza da prata.

Casca de Banana Para Limpar Prata

Coloque o objeto que passará pelo processo de limpeza em contato com a parte interna da casca de banana e esfregue levemente. Após toda a peça estar envolvida pela substância liberada pela casca faça o polimento. Lembre-se: sempre com um tecido macio ou flanela, para que não danifique sua peça.

  • Ponto positivo: o processo com a casca de banana é bem rápido
  • Ponto negativo: pode fazer um pouquinho de sujeira e peças com muitas entradas podem ser difíceis de limpar dessa maneira

Monzi – o limpa prata

Para quem não curte muito se aventurar nas composições caseiras ou alternativas, uma opção é o Limpa Prata Monzi. A marca está no mercado há mais de 30 anos e é a única brasileira a produzir esse produto. Além desse, eles também oferecem alguns outros voltados para a limpeza de joias e semi joias.

Monzi Limpa Prata

Com a ajuda de um algodão, passe o produto por toda superfície da peça. Em seguida enxague, tirando bem o produto e por fim, enxugue com uma flanela ou tecido macio.

  • Ponto positivo: o produto é de uma marca confiável e sua eficacia é comprovada
  • Ponto negativo: o preço do produto varia entre R$8 e R$15, embora seja barato, não é tão em conta como as outras opções apresentadas

Flanela Mágica na limpeza de sua prata

Como o nome diz, a flanela mágica faz o processo de limpar prata ser algo realmente mágico! Esse tecido possui produtos químicos que reagem durante o polimento. Isso devolve todo brilho para sua peça de prata que já está escurecida. Dica: a flanela é uma excelente opção para peças lisas.

Flanela Mágica

Faça o polimento do seu acessório de prata com a flanela por poucos minutos, simplesmente passe a flanela várias vezes nas peças e veja os resultados. Praticamente instantâneo!

  • Ponto positivo: a flanela é compacta e pode ser levada na bolsa para viagens e outras ocasiões
  • Ponto negativo: não funciona bem para peças que não sejam lisas, aquelas que tem maiores detalhes ou rugosas

Prontinho! Com essas dicas, você não deixará de usar suas peças favoritas de prata por estarem com a aparência escurecida ou manchada. Todos os métodos funcionam para limpar prata e são praticamente sem custo e rápidos, e no fim, deixam sua joia brilhando com aspecto de nova.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here