Bijuterias: vantagens x desvantagens de comprar uma!

Paolla Oliveira usando várias bijuterias
Paolla Oliveira.

Que atire a primeira pedra a mulher que não gosta de acessórios para incrementar o look. Das mulheres mais ousadas as mais discretas, todas gostam de usar semi joias ou bijuterias. Mas você sabe quais as vantagens e desvantagens de usá-las? Te conto no post abaixo!

As bijuterias têm o poder de transformar um look básico em um totalmente poderoso. Elas podem ser douradas ou prateadas, com pedras ou sem, pequenas ou grandes. Pode ser um brinco, um anel, um colar, uma pulseira ou todos eles juntos. Fato que é que precisam estar presentes!

Bijuterias x semi joias x joias

Primeiramente, vou te contar a diferença entre as três. Assim, na hora de escolher alguma, você vai saber qual vale mais a pena.

As semi joias são banhadas com material nobre (ouro e prata, por exemplo) e o procedimento do acabamento é mais cuidadoso. Por isso a durabilidade e qualidade delas é superior.  

Já, as bijuterias são acessórios feitos de cadmo ou algum outro metal menos resistente e, possivelmente, nocivo a saúde. Após, elas são pintadas com a cor do metal que vão imitar ou recebem um “banho flash”.

No que tange as joias, elas são produzidas com ouro e prata e podem ser desenhadas por designers famosos, se tornando peças únicas. Se bem cuidadas podem durar décadas. Aposto que você já escutou a frase “fulana alguém herdou o anel da avó” ou algo parecido. Pode ter certeza que esse anel não era uma bijuteria.

Modelos de anel, brinco, colar e pulseira
Modelos de semi joias da Waufen.

Em resumo, o que as difere é o material utilizado para fazê-las e, consequentemente, a qualidade e o valor de cada uma delas. Afinal, se a peça é feita com um material nobre, ela será mais cara, pois sua durabilidade e qualidade é superior.

Leia também:
8 dicas para combinar o colar com seu look!
Brincos para festa: cada ocasião pede uma joia diferente!

Vantagens das bijuterias

  • Preço baixo – é o que faz as pessoas escolherem elas ao invés de semi joias ou joias. Como são feitas com material inferior e não recebem banho, o valor delas é incrivelmente baixo.
  • Variedade – é bem mais fácil você encontrá-las no comércio em geral e por serem baratas você “pode” comprar em qualquer lugar. Já, uma semi joia você vai pesquisar mais a respeito da loja, pois o investimento será maior.

Desvantagens das bijuterias

  • Durabilidade – por não serem confeccionadas com metal nobre, elas não duram muito tempo, logo perdem a cor e ficam escuras ou com aquela cor cobre.

A maioria das pessoas só enxerga a vantagem do preço e não calcula que uma semi joia vai durar muito mais que as bijuterias. Se você colocar na ponta do lápis que a durabilidade delas é super baixa, por volta de 6 meses, talvez veja que a longo prazo o custo x benefício não é tão atrativo.

Para exemplificar, se uma semi joia for usada com cuidado, ou seja, sem contato com produtos químicos, água salgada e cosméticos, ela poderá durar anos. No caso das joias, a vida útil é ainda maior.

  • Podem provocar alergias – pois sua produção geralmente envolve níquel
  • Peças sem exclusividade – são produzidas em grande escala, na maioria das vezes. Já, as semi joias possuem design mais exclusivo e as joias podem ser peças únicas.
  • Não tem garantia – você pagará barato e não saberá ao certo quanto tempo ela vai durar, é um tiro no escuro. Pode ser que ela descasque só depois de 5 meses ou após 5 semanas.
Bijuterias descascando
Acontece com quase todas bijuterias.

Veja também:
8 formas de como organizar suas semijoias e bijuterias
O que não fazer com suas bijuterias e semi joias

E aí, você ainda acha que usar bijuterias é um bom negócio? Caso você esteja pronta para investir em semi joias ou esteja curiosa para saber o valor delas, te convido a dar uma conferida na nossa loja online e no Instagram. Lá você vai encontrar peças modernas, de qualidade e com a garantia de quem vende acessórios desde 2010.

Beijos e até mais!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here