Berloques – Conheça a História da Pulseira de Charms!

Se você já esteve em contato com os berloques, a probabilidade de você ter se encantado é muito grande. Isso porque esses tipos de pingentes são lindos e além disso eles são capazes de resumir uma história ou momento importante. Então, vamos contar qual é a história desse acessório tão maravilhoso que conquistou milhares de fãs no mundo todo. Você vai se surpreender com essa história encantadora!

É pouco provável que alguém que ama joias e acessórios modernos ainda não tenha visto uma pulseira de berloques. Isso porque esse tipo de accessório se popularizou e muito no Brasil, através das marcas Pandora e também Vivara. Inclusive, por conta do grande sucesso, várias outras versões da pulseira começaram a se destacar no mercado.

   

Mas se por algum motivo, você ainda não sabe do que estamos falando, confira a explicação e mergulho nesse universo maravilhoso das pulseiras de berloque.

O que são berloques?

Os berloques são acessórios como pingentes que são usados nas pulseiras. O mais interessante é que eles apresentam a flexibilidade de serem removíveis. Então, essa característica é o que torna os berloques acessórios tão interessantes. Afinal, invés de comprar uma pulseira com uma proposta pronta, você pode por conta própria escolher quais pingentes farão parte da composição.

Por isso, que as pulseiras de berloques são consideradas joias personalizadas. Cada pessoa pode escolher quais motivos de berloques serão colocados em sua pulseira, conferindo um toque pessoal à uma joia tão linda e apaixonante. É bom saber também, que os berloques também são conhecidos como charms. O nome vai variar de acordo com a joalheria que trabalha com o produto.

pulseira de charms

Origem da Pulseira de Berloques

Se lá pelos anos 2010 você já começou a se derreter pela pulseira de berloques e pensou que essa joia era a novidade do momento, você se enganou. As versões que conhecemos apresentadas pela joalheria dinamarquesa Pandora podem até ter um ar moderno e inovador. Mas na verdade o conceito das pulseiras de berloques é algo muito antigo. Inclusive, na pré história esse tipo de pulseira já fazia parte dos adornos corporais escolhidos pelos humanos. Por isso, vamos mostrar em uma breve linha do tempo a história dos berloques, confira:

  • Pré-história

Na pré história, pulseiras com penduricalhos eram usadas como uma espécie de amuleto. Esses acessórios tinham o objetivo de trazer proteção e espantar os maús espíritos. Inclusive, esses charms eram feitos de ossos de animais, conchas e de outros materiais primários encontrados na natureza.

  • Antigo Egito

No Antigo Egito, os berloques eram usados como uma forma de identificação social das pessoas. Além disso, esses acessórios também representavam boa sorte e manifestavam a fé. Então, no período pós morte, os egípcios acreditavam que seriam identificados pelos deuses a partir desses pingentes.

  • Império Romano

Nesse período judeus e cristãos usavam os berloques colocados em suas roupas de forma discreta. Assim era possível que eles se identificassem entre si.

  • Era Vitoriana

Embora os charms tenham tido papel em diversas civilizações ao longo do tempo, vamos dar um salto na história. Na era Vitoriana. A rainha Victoria foi uma das figuras mais emblemáticas da história britânica. Inclusive, ela também é uma das figuras da realeza que mais usava acessórios. E as pulseiras de berloques eram suas joias favoritas. Inclusive, por conta dela esse acessório se popularizou entre a nobreza europeia

  • Tiffany&Co

Em 1889, a tradicional joalheria norte americana, Tiffany&Co lançou sua primeira pulseira com berloque. A peça apresentava um pingente de coração pendurado em sua extensão. Até hoje, a pulseira é símbolo da marca.

  • Grande Depressão

Entre a década e 20 e 30, a platina e os diamantes foram introduzidos na produção das pulseiras de berloque, apesar da Crise de 1929 ou Grande Depressão, que trouxe diversos impactos econômicos e sociais.

  • Anos 50

Nessa época, muitas adolescentes americanas passaram a colecionar os berloques para compor suas pulseiras personalizadas. Portanto, foi nessa época que o conceito de usar os pingentes para marcar momentos importantes começou a fazer parte do modelo de pulseira. Inclusive, figuras emblemáticas como Elizabeth Taylor e Joan Crawford ajudaram a impulsionar o acessório.

  • Anos 2000

Então, já nos anos 2000 mais próximos ao nosso contexto atual, as pulseiras de berloques se tornaram novamente objeto de desejo. Especialmente, porque elas tinha um ar vintage super especial

  • Pandora

Nesse mesmo momento, a Pandora que já estava no mercado há 18 anos, lançou o conceito moderno das pulseiras e braceletes de charms. Então, até os dias de hoje, as pulseiras de berloques são usadas seguindo o mesmo conceito.

Charms da Pandora

É muito importante destacar a joalheria dinamarquesa Pandora, quando o assunto é a pulseira de berloques. Isso porque em meados dos anos 2000, a marca começou a produzir modelos feitos à mão e em prata de berloques super delicados. Além disso, através da joalheria que o conceito de personalizar uma joia se tornou mundialmente popular. Então, através de berloques especiais que marcam períodos importantes da vida, a Pandora se consagrou no mercado e novamente tornou esse acessório tão antigo uma super tendência do mercado joalheiro. No início dessa empreitada a Pandora apresentava cerca de 14 modelos de charms. Hoje em dia, a marca tem centenas…

pulseira de charms pandora

Por que a pulseira de berloques é tão especial?

Mais do que uma peça da moda, as pulseiras de berloques são joias verdadeiramente especiais. Isso porque elas estão relacionadas à uma ideia antiga dos humanos de registrar fatos importantes da vida. Dessa forma, a história de cada momento relevante fica marcada através de cada um dos charms.

berloques

Além disso, a ideia de ter itens personalizados, sempre foi algo que agradou e muito os seres humanos. E na civilização pós moderna, temos cada vez mais a necessidade de nos tornas únicos e diferentes dos demais. Então, a pulseira de berloques é uma forma, consideravelmente discreta, de cada um contar sua história

Modelos de Berloques

Hoje em dia, os modelos de berloques estão presentes em abundância no mercado joalheiro. Inclusive, no Brasil, além da precursora Pandora, a joalheria Vivara também tem um mix muito amplo de charms. Além disso, modelos mais simples em semijoias e bijuterias também se popularizaram. Confira alguns modelos maravilhosos de charms:

berloques alice pais das maravilhas berloques cinderella berloques minnie berloques pandora conto de fadas berloques procurando nemo berloques sereismo berloques tifanny

berloques variados pandora