Anel de tucum ou anel de coco o que significa?

Pinit
Pinitebook tendências da moda 2019

Você já ouviu falar sobre o anel de tucum ou anel de coco? Ele é feito a partir da semente da palmeira tucum, típica da amazônia e é conhecido por sua forte carga simbólica. Então, o anel é muito mais do que um simples acessório, pois ele é repleto de significados históricos, simbólicos e religiosos.

Assim como as alianças de casamento têm seu significado, o anel de tucum se tornou um acessório muito simbólico para a comunidade em geral, mas com ênfase em religiosos. Afinal, esse anel representa o compromisso social e religioso diante das pessoas.

PinitAnel de Tucum Casais
Geralmente, quem usa o anel são fiéis católicos que desejam selar e demonstrar seu compromisso com os pobres.

Então, seu principal significado é inspirado em teorias religiosas. Portanto, usar o anel representa o engajamento com causas sociais, como justiça e igualdade para todos.  Também usa o anel pessoas no geral que estão ligadas às causas sociais e acreditam em um mundo mais igualitário.

História do anel de tucum

Embora, o anel de tucum também seja popularmente conhecido como anel de coco, o material utilizado para sua confecção não tem nenhuma relação com o coco.

Esse anel é produzido através do tucum, uma palmeira aromática nativa da amazônia. Portanto, sua semente é comestível e a partir dela que a “argola” preta é feita. Então, o trabalho manual cauteloso resulta nesse anel muito simbólico.

PinitAnel Tucum
Como não tinham acesso aos metais nobres os índios e negros faziam anéis de tucum

Em alguns sites de pesquisas, encontramos registros sobre o uso do anel de tucum por minorias durante os impérios. Dessa forma, consta que escravos negros e indígenas, usavam o anel de tucum internamente como forma de representar o matrimônio ou relações de amizade e cumplicidade entre os povos.

Documentário

Em 1994, Conrado Berning, cineasta ganhador de diversos prêmios nacionais e internacionais, produziu um documentário pela Verbo Filmes totalmente dedicado ao acessório: “O Anel de Tucum”.

Dessa forma, nesse filme, um dos entrevistados é o bispo Dom Pedro Casaldáliga que dá a seguinte declaração:

“Este anel é feito a partir de uma palmeira da Amazônia. É sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas. E, as suas conseqüências. Você toparia usar o anel? Olha, isso compromete, viu? Muitos, por causa deste compromisso foram até a morte.”

Então, com essa declaração o bispo deixa evidente que o anel de tucum representa muito mais do que um mero acessório. Portanto, representa um compromisso que deve ser levado totalmente a sério.

PinitAnel tucum compromisso
Usar o anel exige muita responsabilidade e compromisso

Significado do anel de tucum entre comunidades

Dessa forma, ao passar do tempo esse tipo de anel foi ganhando significados. Por isso, entenda algumas das representações que encontramos:

Anel de Tucum e os políticos

Alguns políticos fazem o uso do anel desse tipo. Portanto, eles utilizam o acessório para demonstrar que são ligados à causas sociais. Um dos políticos que usa o anel é o deputado estadual do Rio de Janeiro Marcelo Freixo.

O jornalista, Reinaldo Azevedo, já fez um post em seu blog dentro do site da revista Veja sobre o uso do anel por parlamentares. Então, ele diz que o uso do acessório “seria um sinal de adesão à Teologia da Libertação”.

Anel vinculado a orientação sexual

Dessa forma, o anel também tem uma significação em meio a comunidades que relacionam o uso do anel à orientação sexual. Veja as diferenças:

  • Assexuados

Em meados de 2005, foi discutido o uso de algum elemento que simbolizasse que uma pessoa é assexual. Essa discussão ocorreu através de um fórum online,  conhecido como AVEN (Asexual Visibility and Education Network).

Após conversa entre membros, criou-se a convenção de usar um anel preto no dedo médio da mão esquerda. Dessa forma, esse anel não é necessariamente o de tucum, porém esse é o mais acessível para essa fatia da comunidade que se encontra no Brasil.

  • Swingers

Também encontramos relatos neste mesmo fórum, de que usar o anel preto no dedo médio é um código entre outra comunidade. Então, ele representa que a pessoa que o veste é interessada ou faz parte de um grupo de pessoas relacionadas ao swing.

  • Lésbicas

Não se sabe exatamente de onde veio esse código, porém na internet encontra-se relatos que uma das formas discretas de uma mulher representar sua preferência sexual por outra é usar um anel de tucum no polegar também.

Luan Santana e o anel de tucum

No início da carreira o cantor sertanejo Luan Santana fez uma espécie de brincadeira com as fãs sobre alianças. As fãs aderiram ao uso dessa aliança similar a do cantor, que é o anel de tucum.

Por isso, para a comunidade fã de Luan, o significado do anel não tem nenhum vínculo com o original. Portanto, é apenas uma representação simbólica do relacionamento com o cantor teen.

PinitO cantor Luan Santana costuma usar o anel de tucum

Anel de coco e o significado em cada dedo

Geralmente, ele é usado no dedo anelar,  semelhante as alianças de casamento. Isso se baseia em crenças greco-romanas antigas, onde se dizia que por esse dedo passava uma veia conectada diretamente ao coração, a vena amoris. Hoje em dia, a anatomia já desmistificou essa crença.

O anel de tucum pode ser utilizado em outros dedos também, afinal não há uma regra aplicada à isso. Porém, é comum ver ele no dedo anelar de religiosos, tanto da mão direita quanto da mão esquerda.

Além disso, como o anel de coco ou o anel preto pode ser também interpretado como um código social entre a comunidade LGBTQ+ há uma variação sobre em qual dedo ele é usado. Algumas pessoas dizem que uma mulher usar o anel preto no polegar pode querer transmitir a mensagem de que ela é lésbica. Entretanto, há controvérsias a respeito do uso do anel em cada dedo. Então, basicamente, o anel tem múltiplos significados que fazem sentido para diferentes grupos de pessoas.

Pinit
Alguns casais escolhem usar o anel de tucum no lugar de alianças de metais nobre

Preço do anel de coco

A sociedade é cheia de símbolos relacionados a preciosidade como os anéis solitários de noivado e as alianças de ouro de casamento. Enfim, em todos predomina-se a beleza e também o valor material.

Porém no caso do anel de tucum há muito mais uma representação simbólica em torno dessa peça. Pois embora seja um trabalho bem manual ele não é rico em beleza, pelo contrário é muito simples.

PinitAnel de Tucum Decorado

Sua matéria prima é também longe de ser algo financeiramente valoroso. O custo do anel é quase nulo, pois ele é de uma simplicidade enorme e sua confecção é praticamente artesanal.

Por isso, casais que optam estão representando também a busca por justiça e igualdade social.

 

 

 

 

Pinit
Pinitebook tendências da moda 2019

Assine e não perca mais novidades!

Assine com seu e-mail e receba todas novidades da Waufen!

Compartilhe sua opinião conosco

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários ainda

Previous
Entenda o motivo das joias do infinito serem poderosas
Anel de tucum ou anel de coco o que significa?