Anel de noivado – em qual dedo usar?

Segundo a tradição, antes e depois do casamento o anel de noivado é usado no anelar esquerdo

O anel de noivado é um item muito esperado pelos apaixonados. Através dele se formaliza um dos momentos mais importantes: o pedido de casamento. Aqui no Brasil, o pedido geralmente é feito com alianças para o noivo e a noiva ou um anel solitário de noivado usado somente pela noiva. Mas nesse último caso, em qual dedo usar o anel? Vamos contar isso e mais algumas curiosidades sobre essa joia.

É conhecido que o primeiro anel de noivado surgiu por volta de 1400, quando um membro da monarquia austríaca presenteou a pessoa amada. Após isso, esse tipo de anel foi usado por muitas civilizações antigas. Mas sua popularidade se consolidou nos Estados Unidos, quando a famosa joalheria Tiffany & Co o introduziu ao mercado das joias.

Anel de noivado Tiffany
Anel solitário tradicional da joalheria Tiffany & Co

A partir dai, a tradição do anel de noivado se propagou, especialmente entre os norte-americanos. Aqui no Brasil, essa tradição também existe, porém ela não é seguida ao pé da letra.

Nos E.U.A. é comum que o noivo gaste mais de dois salários para comprar o anel de noivado e que somente a noiva utilize esse anel na mão esquerda até o momento do casamento.

Após o casamento, a esposa pode acrescentar a aliança sobre o anel e continuar usando esses símbolos que marcam a vida matrimonial. Outra opção é que a noiva passe a usar somente a aliança, mas esse caso já não é tão frequente.

Anéis de noivado mais caros
Beyoncé, Jennifer Aniston, Kate Middleton e Kim Kardashian possuem alguns dos anéis de noivados mais cobiçados do mundo

No Brasil, o uso do anel de noivado tem algumas variáveis. Por isso vamos apresentar os tipos de pedidos de casamento e em quais dedos usar o anel de noivado ou aliança do casal.

Pedido com anel de noivado

No pedido com anel de noivado, no Brasil, geralmente o noivo presenteia a noiva com um anel. É comum que seja do tipo anel solitário, o mais tradicional.

As gemas podem variar, mas a mais tradicional e cobiçada é o diamante. Aqui não é muito forte a tradição sobre o valor do anel. O que predomina é a intenção do noivo ao fazer o pedido com o anel de noivado. É super possível fazer esse pedido com uma semijoia, com certeza a alegria da noiva será a mesma!

Solitários Waufen

A noiva pode usar o anel no dedo anelar da mão esquerda, conforme a tradição. Ou então usar o anel de noivado na mão direita, como o hábito já estabelecido de usar a aliança de compromisso prata nessa mão.

De acordo com a tradição, somente a noiva usa o anel de noivado. Mas também há a opção do noivo usar uma aliança na mão direita, simbolizando o elo entre o casal. Quando o casamento acontece, ai o noivo passa a usar a aliança na mão esquerda também.

Pedido com par de alianças

Talvez esse seja o tipo de pedido mais frequente entre os casais brasileiros. Há três etapas durante o relacionamento, onde o casal alterna as joias usadas.  Inicialmente, o casal usa alianças de prata no dedo anelar da mão direita, simbolizando o compromisso entre os dois.

Aliança de noivos
É comum que o pedido de noivado seja feito com par de alianças

Posteriormente, quando há o pedido de casamento (também chamado de noivado), o casal passa a usar alianças douradas também no dedo anelar da mão direita. Noivo e noiva utilizam essa aliança, até o dia do casamento, quando podem trocar por um par novo também em ouro, mas para ser usado na mão esquerda.

Resumindo…

  • Anel de noivado é usado somente pela noiva no dedo anelar, pode variar entre mão esquerda e direita
  • Alianças de prata são usadas durante o namoro no dedo anelar da mão direita e as duas partes do casal usa
  • Alianças de noivado, geralmente são douradas e usadas no dedo anelar da mão direita
  • Alianças de casamento são frequentemente em ouro e usadas no dedo anelar da mão esquerda
  • Alianças de casamento podem ser usadas com o acompanhamento do anel de noivado

Há toda uma história sobre o uso de alianças e anéis de noivado, que vem acompanhando as civilizações. E, claro, devido a existência longa, as tradições vão se estabelecendo e permeando as culturas.

Duquesa de Borgonha
A Duquesa Maria de Borgonha é conhecida como a primeira pessoa que ganhou um anel de noivado solitário, ainda no séc XV

Mas cada sociedade vai adequando essas normas pré-estabelecidas às suas tradições. Dessa forma, hábitos locais e tradições vão se adaptando a vivência de cada um. Portando, se você segue mais a linha tradicional, então deve usar o anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda.

Anel de noivado com aparador
Segundo a tradição, o anel de noivado é usado no anelar esquerdo antes e depois do casamento

Se você não é muito de seguir tradições, saiba que o dedo certo para usar o anel de noivado é o dedo em que seu conforto será maior. E também o dedo que sempre te fará lembrar do momento especial do pedido de casamento e da pessoa amada!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here