Qual a diferença entre anel de noivado e aliança?

  OUTLET

Qual a diferença entre anel de noivado e aliança?

Um dos anéis mais importantes em um pedido de casamento é o anel de noivado. Este anel é composto geralmente por uma linda gema ou diamante brilhante e um aro de metal precioso e é conhecido por ser o símbolo da cultura de um casamento.

Aliança e anel de noivado

Esta peça de jóia é muitas vezes erroneamente referida como a aliança, e os dois já se misturaram no vocabulário cotidiano. Mas afinal, solitário e aliança são a mesma coisa? Não! E nós vamos explicar a diferença!

Pedido de casamento

O que é um anel de noivado?

Um anel de noivado é dado para alguém na hora do pedido de casamento. Tradicionalmente, as mulheres ganham o anel de noivado e é esperado que ela o use a partir do momento do pedido. O uso do anel indicará para o mundo que ela está comprometida ao seu parceiro.

Pedido de casamento

Esses anéis podem variar muito em modelo e preço, mas o anel de noivado mais tradicional é o que possui um diamante no topo do aro de ouro. O solitário é usado no quarto dedo da mão esquerda (contando a partir do polegar).

Anel de noivado dourado

O que é uma aliança?

As alianças são trocadas pelos parceiros durante a cerimônia de casamento. Geralmente as alianças tem formato de faixa, podem ser mais grossas ou mais finas, e geralmente são mais simples, se forem comparadas com o anel de noivado. As alianças não possuem um diamante ou gema central. Tanto o homem como a mulher usam a aliança no quarto dedo da mão esquerda. As alianças são usadas no mesmo dedo que o anel de noivado e por isso que são facilmente tão confundidas.

Aliança de casamento da Bvlgari

Aliança de casamento do noivo e da noiva

O significado do anel de noivado e aliança

A tradição do solitário é muito antiga. Quando o homem pedia a mão de sua mulher em casamento dando-lhe um anel de noivado valioso, era para pedir a aprovação de seu pai e o anel significava a “posse” desta mulher.

Com o passar dos anos, os anéis de noivado tornaram-se cada vez mais extravagantes e representavam a riqueza ou poder que o homem tinha naquela época. Hoje em dia o solitário já não significa tanto isso, mas a tradição se manteve.

O anel de casamento também tem um significado simbólico. O formato de círculo do anel representa eternidade e imensidade, o “buraco” do anel significa a entrada que conduz ao acontecimento do futuro. Dar para alguém o anel indica comprometimento de um amor imortal e duradouro.

anel-casamento-da-noiva-e-do-noivo

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here