Qual é a história por trás dos anéis de formatura

Anéis de formatura converse College
Estudantes universitários usando seus anéis iguais

O final da graduação marca o final de uma etapa muito importante e início da entrada no mercado de trabalho e, justamente por isso os anéis de formatura são tão importantes.

Mais do que isso, presentear o formando com uma joia é uma tradição, sobretudo em alguns cursos mais tradicionais com relação a outros.

No entanto, cada curso tem uma pedra diferente. Assim, é muito importante conhecer algumas informações para não errar na escolha e na compra.

Qual é a história por trás dos anéis de formatura?

Menina Anel Formatura
O anel de formatura é um presente muito simbólico para a vida do estudante

Originalmente a tradição de se presentear o formando com uma joia surgiu nos Estados Unidos, Na faculdade militar de West Point há muitos anos.

Na formatura de 1835 os formandos decidiram escolher algo que simbolizasse a conclusão do curso, ao passo que também mostrasse a união do grupo.

Desde então, os anéis de formatura se popularizaram. Ainda hoje, usa-se anéis de formatura como presente aos formandos após a conclusão do curso superior.

De acordo com a tradição, deve-se usar o anel de formatura no dedo anelar esquerdo, para que atraia sucesso profissional.

No mais, o modelo mais usado é aquele em que há uma pedra no centro e, os símbolos do curso são inseridos lateralmente.

Como escolher o meu anel de formatura?

Apesar de os anéis de formatura apresentarem um padrão, existem algumas variações, fazendo com que haja muitos modelos disponíveis. Algumas informações são importantes:

  • Estilo de quem vai usar: o anel deve combinar com o estilo do formando, sobretudo no que diz respeito ao tamanho e brilho dos anéis de formatura;
  • Símbolo do curso: em geral os anéis de formatura vem com o símbolo do curso ao lado da pedra. Existem também modelos sem pedra; Assim, é fundamental saber escolher o mais adequado para cada indivíduo;
  • Cor do metal: apesar de os mais tradicionais serem os anéis dourados, existem também modelos em ouro branco e rosè. Além disso também existem opções de ouro 18 e 24K;
  • Preço: para a maioria das pessoas o valor do anel de formatura influencia muito na escolha, visto que geralmente esse é um investimento alto. Geralmente o que altera o valor é a espessura do metal e o tamanho da pedra, então defina o orçamento antes;
  • Tamanho do dedo: pode parecer muito óbvio, mas se você for presentear alguém com um anel de formatura é essencial acertar no tamanho para que não seja necessário fazer reparos.

Significado das pedras e cursos

Para cada grupo de curso existe uma cor de pedra compatível, sendo os principais:

  • Pedra azul significa sabedoria e está relacionada aos cursos de Ciência da Computação, Pedagogia, Psicologia, Física, Artes Plásticas, Administração, Engenharias;
  • Pedra verde estão relacionadas aos cursos de biológicas, como Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física, Nutrição, Biomedicina;
  • As pedras vermelhas são usadas para alguns cursos de humanas, como Direito e Comunicação.

Sem dúvidas os anéis de formatura não são acessórios simples. Precisa-se ter muito cuidado com a escolha justamente por eles serem muito importantes e duráveis.

Lembre-se de que eles vão acompanhar o profissional durante toda a vida; por isso é essencial que sejam de qualidade e estejam de acordo com o gosto do formando.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here