Afinal, em qual mão se usa aliança de namoro e qual é a sua história?

Pinit
Pinitebook tendências da moda 2019

Para usar uma joia que simbolize a união não é necessário esperar até o casamento ou noivado. O comprometimento e amor de uma relação pode ser representado pela troca de alianças de namoro.

E nesse momento sempre surgem dúvidas como: em qual mão se usa a aliança? Quando usar aliança? Qual a história da aliança de namoro? Por isso, nesse vamos falar tudo o que você precisa saber sobre a aliança de namoro.

A aliança simboliza o compromisso, o amor e o respeito entre um e outro. A tradição de usar aliança em um relacionamento é antiga, mas o uso da aliança de namoro é algo ainda mais delicado, porque é uma atitude espontânea.

Afinal, usar a aliança durante o namoro é apenas uma opção acordada entre ambas as partes.

Então, a partir do momento que se decide usar a aliança surgem dúvidas como: em qual mão devo usar? Qual o momento certo de trocar de alianças? Qual tipo de aliança é o modelo ideal? Enfim, isso tudo faz parte do processo! Por isso, vamos falar sobre alguns pontos importantes em relação à aliança de namoro.

O que é a aliança de namoro?

A aliança de namoro é um anel muito utilizado por casais, para simbolizar através de uma joia o amor e união das duas partes. O anel é utilizado de forma espontânea pelo casal. Portanto, a aliança de namoro não tem vínculo com convenções sociais ou religiosas. Mesmo assim, acabamos estabelecendo alguns preceitos sobre o uso do anel, como em qual mão usá-lo.

Geralmente, as alianças de namoro ou compromisso são prateadas. Embora não seja uma regra, normalmente, as alianças de namoro são feitas de materiais variados como prata, ródio, aço cirúrgico etc. Além disso, para se tornar um acessório ainda mais especial, os casais costumam gravar alguma mensagem no aro do anel. Por exemplo: nomes, frases, data de início do namoro etc.

Em qual mão usa a aliança de namoro?

É claro que entre um casal, quem define as regras são as pessoas envolvidas. Portanto, basicamente, quem vai escolher em qual dedo usar o anel é o casal. Porém, assim como em todas as esferas, existem algumas regras e tradições que indicam em qual mão se usa o anel.

Então, segundo essas regras a melhor forma de usar a aliança de namoro é no dedo anelar da mão direita. Isso porque ela não é a mesma mão em que se usa a aliança de casamento. Dessa forma, não há confusão na hora de diferenciar a aliança de casamento e a aliança de namoro.

PinitAliança de namoro na mão direita
Aliança de namoro na mão direita

O dedo anelar é escolhido tanto para aliança de casamento, quanto para a aliança de namoro por conta de antiga crença. Segundo uma tradição romana, uma veia do corpo chamada veia amoris passava pelo dedo anelar da mão esquerda, que era conectada diretamente com o coração. Por isso, esse dedo era o mais propício para se usar um anel que tivesse relação tão forte com o amor.

Entretanto, mesmo com uma história bonita, anos depois com o avanço dos estudos de anatomia, se descobriu que as veias de todos os dedos se conectam ao coração. Ainda assim, a tradição de usar o anel de casamento no dedo anelar da mão esquerda sobreviveu e está presente massivamente na cultura ocidental.

Por outro lado, provavelmente, o uso da aliança de namoro e noivado na mão direita foi um hábito incorporado. Dessa forma, é possível diferenciar a aliança de namoro e a aliança de casamento, já que uma é usada na mão direita e a outra na mão esquerda.

Quando usar aliança de namoro?

Normalmente, a aliança de namoro é usada na primeira fase da relação de um casal. Ou seja, no período em que ambos tem um compromisso, porém ainda não é nada tão formal quanto um noivado. Por isso, saber qual é o momento ideal para incorporar a aliança é uma decisão que acabe apenas ao casal.

Durante o namoro, alguns casais escolhem usar o anel como uma forma de simbolizar o elo, o respeito e o amor. Por isso, a joia também se torna uma lembrança material desse afeto, quando o casal está distante.

PinitCasal Aliança Namoro
O momento certo de usar a aliança de namoro deve ser escolhido em conjunto pelo casal

Há também casais escolhem não usar aliança, mas sim algum outro adereço como pulseiras e colares. Já algumas pessoas mais corajosas simbolizam o afeto através de piercings ou tatuagens em comum. Porém, independente do tipo que seja escolhido, o mais importante é a aliança estar de acordo com o estilo do casal.

Tipos de aliança de namoro

Existem vários tipos de alianças de namoro, lisas, com desenhos, com detalhes e até mesmo com pedras cravejadas. Porém, o mais comum é que a aliança seja prateada. Por isso, os materiais que mais se usam para as alianças de namoro são:

  • Prata 925
  • Banho de ródio
  • Aço cirúrgico
  • Ouro branco

História da aliança de namoro

A aliança de namoro é uma adaptação da aliança de casamento, por isso, não se sabe ao certo a data do seu surgimento. As alianças de forma geral são originadas pelas civilizações hindus, que incorporavam alianças para representar o casamento. Então, essas alianças também foram incorporadas na cultura egípcia e romana e permanecem até hoje em nossa sociedade.

PinitAliança de namoro já era usada pelos Hindus
Aliança de namoro já era usada pelos Hindus

A aliança de namoro tem uma tradição importante na cultura brasileira, porém usá-las não é uma convenção. Mesmo assim, a aliança de namoro tem se tornado cada vez mais uma joia frequente entre os casais.

Esse tipo de anel, já esteve muito em alta em torno dos anos 50. Depois saiu de moda e há alguns anos atrás voltou com força para a vida dos apaixonados. Embora, o uso da aliança de namoro não faça parte de uma tradição tão forte quanto o uso da aliança de casamento, ela é sim uma joia muito importante. Por isso, a aliança está se popularizando cada vez mais.

Aliança de namoro é um bom presente?

A aliança de namoro apenas será um bom presente se a pessoa que você ama tiver afinidades com gestos desse tipo. Afinal, além de ser uma joia fofa, a aliança simboliza um passo importante para o casal.

PinitAliança Presente dia dos namorados
A aliança pode ser uma boa opção de presente para o dia dos namorados

Então, se você quer presentear a pessoa amada com uma aliança, antes de mais nada, é bom saber se símbolos como esse agradam e estão de acordo com o perfil da pessoa. Logo em seguida é bom saber o tamanho do anel e o estilo do casal, afinal a peça tem que agradar ambas as partes.

Se você e sua alma gêmea já usam alianças, uma dica legal de presente são os aparadores. Esses anéis são sados juntos com a aliança como um complemento. Os aparadores trazem um visual muito mais luxuoso e moderno para o anel. Além disso, ele pode simbolizar uma renovação dos votos de amor para quem já usa a aliança.

Frases para aliança

Se você é uma pessoa romântica e criativa por natureza, com certeza vai querer personalizar seu presente. Portanto, há várias opções de frases fofas que podem ser gravadas na aliança. Por exemplo, é possível apostar em frases de músicas, livros, desenhos ou filmes…

Outra opção, é escolher alguma frase marcante no namoro de vocês! Dessa forma, a aliança se torna uma joia ainda mais especial e cheia de significado!

PinitFrases para alianças
Alguns casais optam por gravar uma frase na parte externa do anel

Então, usar alianças durante o namoro é um gesto bonito e espontâneo que representa a união e o amor do casal. É sempre bom lembrar que esse é um passo importante e muito simbólico que com certeza vai ser um marco na vida do casal!

Agora que você já sabe mais sobre a aliança de namoro vale muito a pena ler nosso post sobre a história da aliança, confira!

 

 

 

Pinit
Pinitebook tendências da moda 2019

Assine e não perca mais novidades!

Assine com seu e-mail e receba todas novidades da Waufen!

Compartilhe sua opinião conosco

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem comentários ainda

Previous
Acessórios verão 2019 – deixe seus looks quentes como a estação!
Afinal, em qual mão se usa aliança de namoro e qual é a sua história?